Novos indicadores são apresentados para gestores de saúde | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou na terça-feira (27/4), videoconferência com gestores de saúde, coordenadores de Vigilância em Saúde e de Imunização dos municípios pertencentes à sua área de abrangência, para falar sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais.

Crédito: Deborah Goecking

O evento foi conduzido pela coordenadora do Núcleo, Poliana Marçal e pelas enfermeiras do Setor de Imunização da SRS Teófilo Otoni, Ana Elizabeth Coelho, Andrea Uzel e Adivete Figueiredo. Poliana Marçal iniciou apresentando os novos indicadores que compõem o banco de dados do Painel de Vacinação, criado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para avaliar o andamento da vacinação contra a covid-19 nos municípios. “É uma ferramenta de análise tanto para o município que poderá se auto avaliar, quanto para o Estado que conseguirá enxergar, por meio desses dados, os municípios que necessitam de mais apoio. Essa análise é feita semanalmente”, afirma.

Segundo Poliana, são quatro os indicadores. O primeiro é a data de preenchimento do painel vacinação de Minas Gerais, que considera a data e o horário do último preenchimento feito pelo servidor municipal, cujo e-mail tenha sido cadastrado no banco de dados da Sala de Situação da SES-MG.

O segundo indicador refere-se à aplicação das doses recebidas, que consiste na soma das duas doses aplicadas (D1+D2), dividida pelas doses recebidas pelos municípios, multiplicado por 100.

O terceiro é a cobertura geral da primeira dose (D1), que corresponde ao somatório das primeiras doses aplicadas em todos os grupos prioritários, dividido pela população estimada para o município e multiplicado por 100.

O quarto e último indicador é a taxa de incidência da covid-19, que consiste na soma dos novos casos registrados nos últimos sete dias, multiplicado por 100 mil e dividido pela população estimada do município. Poliana ressaltou que a taxa de incidência está estritamente relacionada à organização da vigilância laboratorial do município e que o RT PCR é o exame mais indicado para o diagnóstico da doença.

A coordenadora explicou que para cada indicador existe uma pontuação que classifica o município em verde, amarelo, laranja, azul ou vermelho, de acordo com o resultado apresentado naquela semana. “A cor verde representa os melhores resultados enquanto a cor vermelha os piores”, explica.

Na ocasião, a equipe alertou sobre a importância de completar o esquema de vacinação das pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. “Para que a população esteja efetivamente protegida, dentro dos parâmetros de eficácia já comprovados, é imprescindível que ela receba as duas doses da vacina”, afirma uma das integrantes do Setor de Imunização da SRS de Teófilo Otoni, Adivete Figueiredo.

No fim, foi apresentado um plano de ação para auxiliar os municípios no cumprimento dos indicadores. “Nele, o município pontuará as principais dificuldades encontradas e poderá apresentar propostas de ação para melhorar os resultados”, esclarece Andrea Uzel, enfermeira do setor de Imunização da Unidade Regional.

Por Deborah Goecking