Romeu Zema inaugura dez leitos de UTI em Janaúba, no Norte de Minas | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (19/4), da inauguração de dez leitos de UTI para tratamento exclusivo da covid-19 no Hospital da Fundajan, em Janaúba, no Norte de Minas. Zema também visitou o Bloco de UTI do Hospital Regional, que, após a conclusão das obras, terá entrada para triagem e atendimento exclusivos para pacientes da covid-19. Somente este ano, foram entregues 15 leitos de terapia intensiva na unidade hospitalar.

Crédito: Gil Leonardi

Além do financiamento das UTI’s do Hospital Regional e, agora, dos leitos da Fundajan pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Governo de Minas repassou ao município 12 respiradores, 15 monitores, dois cardioversores e dois ventiladores de transporte, auxiliando, ainda, na abertura de 15 leitos de Enfermaria para tratamento da covid-19.

“Desde o início da pandemia, nosso foco foi fortalecer o sistema de Saúde. Nós mais do que dobramos os leitos de Enfermaria, eram 10 mil e hoje são mais de 20 mil. Fizemos mais ainda com os leitos de UTI, que eram 2.072 (em fevereiro de 2020) e hoje são mais de 4.400 leitos. Compramos os respiradores mais baratos do Brasil, compramos e já estão distribuídas as seringas e agulhas previamente à vacinação. Isso tem contribuído para Minas ter, dentre os estados do Sul e do Sudeste, a menor taxa de óbito da doença”, afirmou o governador.

Zema também ressaltou a parceria com os deputados estaduais e federais para o avanço na região do Norte de Minas. “Quero agradecer ao prefeito, aos deputados estaduais e federais que sempre têm olhado pela região Norte. É um trabalho conjunto que ninguém aqui sozinho conseguiria fazer. No que depender de mim, esses dez novos leitos serão perenes”, finalizou.

Ampliação

Desde o início da pandemia, na Macrorregião Norte de Saúde houve aumento de 161% no número de leitos de UTI, passando de 115 em fevereiro de 2020 para 301 em abril deste ano. Também foram criados 670 leitos de Enfermaria para tratamento de pacientes da covid-19, representando um aumento de 87,7% no mesmo período.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Bacheretti, ressaltou o planejamento estratégico do governo e o empenho na expansão de leitos, que ficarão como um grande legado para a população mineira.

“A intenção do governo é preparar para o resto do ano os leitos, para não termos que correr na hora que o paciente chega. Temos as resoluções que estão financiando leitos para covid no valor de R$ 1.600 a diária, que vai permanecer mesmo com a queda das internações”, afirmou o secretário.

O prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, também destacou o empenho para melhorar a Saúde pública no município, que é referência para outros 15 municípios da região.

“Recebemos o sistema de Saúde sucateado e destruído. O Hospital Regional não tinha sequer rede de gás funcionando, o compressor estava queimado há quase um ano. Tinha obra durante 11 meses sem terminar. Agora concluímos as obras com os leitos clínicos de covid e mais 15 leitos de UTI. Hoje estamos completando os 30 leitos de UTI Covid”, afirmou o prefeito.

Parcerias

O coordenador da bancada mineira na Câmara Federal, deputado federal Diego Andrade, valorizou a união dos parlamentares federais e estaduais com o governo para auxiliar no combate à pandemia e no desenvolvimento dos municípios da região.

“Esta luta para poder dobrar a estrutura de Saúde do estado, comandada pelo governador Zema, nos enche de orgulho. A gente sabe que é um governo sério, honesto e está fazendo todo o possível, reestruturando o estado para voltar a ter capacidade de fazer investimentos. A região Norte ficou muito tempo esquecida, sem investimentos e a gente confia na sua capacidade”, afirmou Andrade.

O deputado estadual Tadeuzinho também valorizou a abertura dos leitos para Janaúba e região. “A principal pauta que temos hoje e nos incomoda tanto é na saúde pública. Esta entrega de hoje na Fundajan atende a um pedido de todos os deputados da região Norte e não tenho dúvida que é o que precisamos neste momento em Janaúba, que atende cerca de 300 mil pessoas da região”, disse.

Também participaram das agendas os deputados estaduais Arlen Santiago, Carlos Pimenta, Gil Pereira, e Zé Reis, além de prefeitos, vereadores, representantes das Forças de Segurança da região e demais autoridades.

Vacinação

Ainda em Janaúba, o governador visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parteira Maria Neves, onde acompanhou a vacinação de idosos contra o coronavírus. O município recebeu, nesta segunda-feira (19/4), 2.085 doses do imunizante.

O estado já recebeu 5,8 milhões de doses de vacinas para a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais. O último lote de vacinas contendo 701.200 doses recebido na sexta-feira (16/4), por exemplo, foi distribuído a todas as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) em menos de 24 horas.

Por Agência Minas