Norte de Minas recebe mais 52 mil doses de vacinas contra a covid-19 | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Já estão nos 86 municípios que compõem a região ampliada de Saúde do Norte de Minas as 52 mil doses de vacinas contra a covid-19. A nova remessa de imunizantes repassada à região pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é composta por 33 mil doses de vacinas da farmacêutica AstraZeneca/Universidade de Oxford e 19 mil doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan. Com este lote, o Norte de Minas contabiliza o recebimento de 431 mil 296 doses de vacinas.

Nesta segunda-feira, 19, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (URS) repassou 35 mil 800 doses de vacinas para os 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Outras 11 mil 400 doses foram entregues a 25 Secretarias municipais de Saúde que integram a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária. Já a GRS de Pirapora repassou 4 mil 800 doses para sete municípios.

Créditos: Pedro Ricardo

A coordenadora de vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que as 52 mil doses de vacinas serão utilizadas para aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde e em pessoas na faixa etária de 65 a 69 anos. A nova remessa também contempla a aplicação da primeira dose em trabalhadores da saúde; em pessoas de 65 a 69 anos; profissionais da segurança pública e das forças armadas, além do início da vacinação de pessoas entre 60 a 64 anos.

Vacinômetro

Até a manhã desta segunda-feira, dados contabilizados pela SES-MG, por meio da plataforma informatizada vacinômetro, demonstram que aumentou para 194 mil 772 pessoas residentes na região ampliada de Saúde do Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 62 mil 892 pessoas já receberam a segunda dose.

Os idosos representam o maior contingente populacional do Norte de Minas, que já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, totalizando 150 mil 208 pessoas. Outras 36 mil 078 já completaram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.

Em seguida, com maior número de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, estão os trabalhadores de saúde: 35 mil 260 pessoas. Outros 20 mil 671 trabalhadores já completaram o esquema vacinal. Entre os indígenas, 5 mil 273 já receberam a primeira dose de vacina e 4 mil 854, a segunda.

Até esta segunda-feira, dados enviados pelos municípios para o painel vacinômetro informam que 3 mil 193 idosos residentes em instituições de longa permanência receberam a primeira dose da vacina, e 1 mil 169, a segunda. Por outro lado, 62 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas receberam a primeira dose de imunizante e 56 completaram o esquema vacinal.

Nos 853 municípios mineiros o vacinômetro aponta que 2 milhões 652 mil 291 pessoas já tomaram a primeira dose de vacina contra a covid-19 e 916 mil 071 pessoas já tiveram aplicada a segunda dose do imunizante.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão