Farmácia de Minas: Unidade de Leopoldina passa a realizar atendimento com distribuição de senhas | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Farmácia de Minas Regional de Leopoldina, referência para a população dos 15 municípios da região, passa a organizar seus atendimentos por meio da disponibilização de senhas. A mudança teve início no dia 07/4 e visa dar mais agilidade nos serviços e conforto aos usuários.

A medida também ajuda no cumprimento da Lei Federal nº 10.048/2000 que prevê prioridade de atendimento para pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. Até o momento, os atendimentos eram realizados pela ordem de chegada dos usuários, respeitando as prioridades, e espera-se que com a disponibilização das senhas a organização dos serviços seja melhor realizada.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, Daniela Rezende Coelho, explica que, por meio da Farmácia de Minas, a Regional Leopoldina assessora os municípios no programa de medicamentos básicos, realiza a distribuição dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que contempla medicamentos para doenças raras, de baixa prevalência ou uso crônico prolongado, que costumam ser de alto custo. “Também distribuímos medicamentos estratégicos utilizados contra doenças que são problemas de saúde pública, aos municípios”, afirma Daniela. De acordo com a coordenadora, são realizados, em média, 2000 atendimentos por mês, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, exceto nos últimos dois dias úteis do mês, reservados para controle e atualização do estoque.