A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu na sexta-feira (2/4), do Ministério da Saúde, mais um quantitativo dos medicamentos utilizados para manter a sedação de pacientes com covid-19.Conhecidos como “kit intubação”, os bloqueadores neuromusculares são disponibilizados para instituições que tiveram aumento abrupto de consumoe que têm estoques suficientes apenas para quatro dias.  

 

São 1.925 ampolas de rocurônio, 675 ampolas de cisatracúrio (medicamento complementar ao rocurônio), 3.400 ampolas de midazolam e 400 ampolas de norepinefrina,  destinados aquinze hospitais de oito macrorregionais: Centro, Leste, Oeste, Sul, Sudeste, Leste do Sul, Norte, Centro Sul. Todas os estabelecimentos fazem parte do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos em Saúde (CNES).

 

Os medicamentos são retirados no almoxarifado central da SES-MG ou enviados pelo Correio, dependendo da opção logística da própria instituição, explicou o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. “O Governo de Minas não tem medido esforços para conter o avanço da pandemia e dar a assistência adequada a todos os mineiros”, salienta. 

 

Semanalmente os hospitais informam a Secretaria sobre seus estoques. Aqueles que estão com quantitativos menores do que para uma semana, buscamos atender dentro da disponibilidade, o mais rápido possível”, informou o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MGJans Bastos Izidoro

 

 Remessas anteriores 

Na quarta-feira (31/3), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou a distribuiçãde 2.575 unidades de atracurio, 350 de cisatracúrio, 1.745 de dexmedetomitina e 14.660 mil de midazolan.   

 

Antes desta remessa,chegaram ao almoxarifado da SES-MGna semana passada, 6150 ampolas de rocurônio, 1.000 ampolas de cisatracúrio e 600 ampolas de atracúrioque no dia seguinte já estavam liberadas para 44 hospitais.  

Enviados pelo Ministério da Saúde, os anestésicos e os bloqueadores neuromusculares estão sendo disponibilizados para 56 hospitais de referência para o atendimento à covid-19 e unidades de saúde, contemplados conforme nível de criticidade e risco de falta dos medicamentos. 

Receberão os fármacos, as macrorregiões do Centro, Jequitinhonha, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Vale do Aço.


Envio de medicamento

Remessa 1 = 44 hospitais em 35 cidades de 11 regiões de saúde
Remessa 2 = 56 unidades de saúde em 39 cidades deregiões de saúde

Remessa 3 =hospitais em 15 cidades de 8 regiões de saúde

 

Confira aqui a lista de hospitais e cidades que recebem os medicamentos 

Por Agência Minas