Solidariedade, comprometimento, sensibilidade. Tais atributos, aliados ainda a uma apresentação musical e distribuição de rosas, foram destaques nesta data especial para a Polícia Militar de Minas Gerais: a comemoração dos 40 anos da mulher na PMMG, celebrados em 2021.

Para marcar a ocasião, um grupo de mulheres policiais militares e colaboradoras civis do Hospital Militar de Minas Gerais compareceu esta manhã, 8, ao Hemocentro de Belo Horizonte para realizar a doação de sangue.

Uma delas, a Tenente Fernanda Mendes, há 22 anos na Polícia Militar, já é doadora e aproveitou a data para fazer mais uma doação de sangue. Já a servidora Natália Silva Sampaio, que trabalha na área administrativa do Hospital Militar, realizou a sua primeira doação hoje: “Sempre quis ser doadora, mas com o dia a dia atribulado, não consegui vir antes. Assim que fiquei sabendo da oportunidade, me apresentei como voluntária”.

Por sua vez, a apresentação do Quarteto de Cordas do Centro de Atividades Musicais da PMMG para os doadores e servidores presentes conferiu um toque especial. O repertório incluiu músicas variadas para homenagear as mulheres, como “Carinhoso”, “My Girl” e “Maria Maria”.

Também o diretor geral do Hospital Militar, o Tenente Coronel PM Alex Louzada, fez questão de comparecer ao Hemocentro de Belo Horizonte e deixar uma mensagem às mulheres:

“Gostaria de cumprimentar as mulheres policiais e colaboradoras civis por promoverem a solidariedade, por meio da atitude nobre que estão realizando hoje. Também aproveito para lembrar os 40 anos da presença das mulheres na Polícia Militar de Minas Gerais, uma data para reconhecermos e valorizarmos a dedicação e o profissionalismo de todas. Parabéns a todas as mulheres aqui presentes”.

Em seguida, a equipe da Polícia Militar de Minas Gerais distribuiu rosas às doadoras e servidoras do hemocentro.

Em Minas Gerais, a Companhia de Polícia Feminina foi criada por meio do decreto 21.336, de 29 de maio de 1981, assinado pelo então governador do Estado, Francelino Pereira dos Santos.

A missão principal das policiais era realizar atividades de policiamento ostensivo. Suas ações eram voltadas, em grande parte, para o atendimento de mulheres crianças e idosos.

Em 1991, foi proposta a sua extinção como Companhia Independente, pois a maioria de efetivo trabalhava descentralizada e subordinada a outros batalhões. Na ocasião, as policiais foram divididas entre os batalhões existentes.

Confira em nosso perfil no Instagram - @hemominas – a apresentação da música “Carinhoso”, pelo Quarteto de Cordas do Centro de Atividades Musicais da PMMG.

Por Assessoria Hemominas