Seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta terça-feira (9/3), a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) concluirá a entrega de vacinas contra a Covid-19, juntamente com o comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), aos 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Na última sexta-feira (5/3), a SRS/Montes Claros recebeu 12.800 doses da vacina CoronaVac dessa quinta remessa enviada pela SES-MG.

A entrega das vacinas foi iniciada hoje (8/3) contemplando municípios que integram as Microrregiões de Saúde de Salinas, Francisco Sá, Taiobeiras e Montes Claros. O trabalho terá prosseguimento com o término da entrega de vacinas aos municípios das Microrregiões Janaúba/Monte Azul; Coração de Jesus, Montes Claros e Bocaiúva, ainda hoje. Assim como nas remessas anteriores, o transporte das vacinas até os municípios está sendo realizado em veículos das Secretarias Municipais de Saúde (SMS´s) com escolta da PMMG.

Crédito: Pedro Ricardo

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a distribuição das vacinas para os municípios segue critérios definidos pelo Ministério da Saúde (MS), tendo como base a população estimada do público-alvo do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Com essa remessa, a recomendação repassada aos municípios é que seja dada continuidade à vacinação de idosos bem como a de trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento da covid-19

Remessas

Com a nova remessa enviada aos municípios o Estado completa o recebimento do sexto lote de vacinas, totalizando mais de 1,8 milhão doses. A campanha de vacinação começou no dia 18/1, data da chegada do primeiro lote de vacinas, quando foram recebidas mais de 577,4 mil doses de CoronaVac. A segunda remessa foi composta por 190,5 mil doses de imunizantes da AstraZeneca/Universidade de Oxford e, a terceira, com 87,6 mil doses de CoronaVac. Já a quarta remessa foi de 315,6 mil doses de CoronaVac e a quinta 357,4 mil doses de CoronaVac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford.

No final da semana passada, além das 12,8 mil doses de vacinas entregues à SRS/Montes Claros, foram destinadas outras 5,6 mil doses para a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária e, também, 1,4 mil doses de vacinas para a GRS/Pirapora. Portanto, a região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, recebeu novo repasse de 19,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Até o momento, a região ampliada de saúde do Norte de Minas contabiliza o recebimento de 110,2 mil doses de vacinas.

Vacinômetro

Até a manhã desta segunda-feira (8/3), dados contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) pela plataforma informatizada vacinômetro, revelam que aumentou para 43.397 as pessoas residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 19.873 já receberam a segunda dose.

Para mais informações, acesse: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro

Por Pedro Ricardo