A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira participou da reunião, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI), sobre o enfrentamento da covid-19 na região, no dia 1/3. Na oportunidade, dados técnicos e epidemiológicos foram apresentados aos prefeitos e secretário municipais de saúde da Região do Médio Piracicaba para alertar sobre a necessidade de medidas mais restritivas.

De acordo com a diretora da GRS/Itabira, Maria Aparecida de Oliveira, grande parte dos prefeitos, que compõe a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), avalia a possibilidade de decretos mais restritivos, visto que o momento exige tal atitude.

Crédito: Flávio Samuel

“Discutimos a taxa de ocupação de leitos nos municípios, sendo que os técnicos da Regional apresentaram dados epidemiológicos e assistenciais da Macro Centro. Esses dados, aumentam a nossa preocupação com a região, os gestores com a ajuda do Estado precisam tomar medidas para conter a disseminação da covid-19, para assim evitarmos o pior, que é o colapso dos leitos nos hospitais da região”, avaliou Maria Aparecida.

Durante a apresentação, o coordenador da Regulação da GRS/Itabira, Geraldo Maurício Marques, fez um alerta, afirmou que o momento é delicado e que poderá haver a transferência de pacientes de covid-19 entre as microrregiões que compõem a regional, a saber, Itabira, João Monlevade e Guanhães.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica da GRS/Itabira, Marcelo Barbosa Motta, apontou para o fato de que a taxa de incidência da covid-19 nas Microrregiões de João Monlevade e Itabira, acumulada entre março de 2020 e fevereiro de 2021, está alta.

Presente na reunião, o prefeito de Barão de Cocais, Décio dos Santos, pediu que a decisão dos prefeitos ocorra de forma coesa. Para ele, é preciso respeitar as particularidades de cada município, mas também os prefeitos não podem apresentar decretos completamente diferentes um do outros, tem que haver equilíbrio. Caso contrário, as ações não terão efeito.

Após as apresentações e uma ampla discussão, prefeitos e secretários municipais de saúde concordaram com a necessidade de realizarem ações mais urgentes para o enfrentamento da covid-19, visando conter o avanço da doença na região.

Por Flávio A. R. Samuel

Enviar para impressão