A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre distribuiu, na última terça-feira (2/3), 17.000 doses de vacinas contra a covid-19 aos 53 municípios que compõem a área de abrangência da regional, sendo 10 mil doses da Astrazeneca e 7 mil da CoronaVac.
A quarta remessa de imunizantes enviada pela Secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) chegou ao aeroporto de Alfenas, no dia 26/2, e foi transportada até a SRS/Pouso Alegre.

Crédito: Otávio Coutinho

O superintendente, Regis Kersul, destacou a importância do recebimento dessa remessa: “Neste momento, vamos continuar com a vacinação abrangendo os idosos de 85 anos a 89 anos de idade, pois os de 90 anos ou mais já foram vacinados. Os trabalhadores da saúde continuarão sendo imunizados e,  também, teremos início da vacinação dos idosos de 80 anos a 84 anos”, explicou.

Ainda de acordo com o superintendente, estão previstas novas quantidades ainda neste mês de março, quando deverão ser produzidas uma grande quantidade de doses para o Brasil, segundo informou o Ministério da Saúde (MS). “Então, é provável que agora em março daremos continuidade para abranger outra faixa etária da população”, conclui.

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento do novo Coronavírus como a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), muitos deles em municípios que nunca tinham contado com UTI. De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores.

Por Otávio Coutinho