A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas recebeu a quarta remessa de vacinas contra a covid-19, através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerasi (SES-MG). A regional recebeu 8.400 doses, sendo 3.400 doses de CoronaVac (Butantan) correspondentes as doses 1 e 2 e 5.000 doses de Astrazeneca, na última sexta-feira (26/2).

Os imunizantes chegaram no aeroporto de Alfenas, em um avião da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e, por uma questão logística, as demais Superintendências Regionais de Saúde do Sul de Minas buscaram as doses no aeroporto. Todo o trajeto de transporte contou com escolta e apoio da PMMG.

Crédito: Thayane Viana

A distribuição aos 24 municípios da área de abrangência da Regional foi iniciada hoje (2/3). Nas três remessas anteriores, já haviam sido distribuídas o total de 20.640 doses.

“Cada remessa de vacina recebida e distribuída aos municípios é uma alegria. Estamos imunizando a população conforme os grupos prioritários, mas reforçando sempre que os cuidados precisam permanecer para protegermos todos. Mesmo com a vacina, usar a máscara, o álcool em gel e cumprir o distanciamento social é fundamental”, enfatizou a superintendente da SRS/Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo.

Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), em alinhamento com o Conselho Estadual de Secretaria de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), nessa etapa, a recomendação aos municípios é vacinar todos os idosos entre 85 e 89 anos, que no estado corresponde a 154.721 pessoas. Além disso, devem ser imunizados 24% dos que têm entre 80 e 84 anos, atendendo 64.195 pessoas em Minas Gerais. Também, serão vacinados mais 8% dos trabalhadores da saúde, totalizando 81% desse público.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi