As adesões ao Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC), aproximam-se de 100% entre os 27 municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS/Passos). As microrregiões de saúde de Passos e Cássia atingiram a totalidade de adesões, enquanto as de Piumhi e São Sebastião do Paraíso registram 85,71% e 83,33%, respectivamente. Na média das quatro microrregiões de saúde, são 92,59% de adesões, um total de 25 cidades, com 200 escolas e 46.834 alunos pactuados.

O PSE é pautado na intersetorialidade e busca a promoção da saúde, do desenvolvimento e da formação integral dos educandos. A adesão ocorre por um processo de pactuação de compromissos entre os secretários municipais de saúde e educação com os Ministérios da Saúde e da Educação.

As adesões são referentes ao ciclo 2021-2022, conforme o Painel de Adesões do Programa Saúde na Escola de 22 de fevereiro de 2021 que registra também os municípios aderidos ao programa Crescer Saudável (88,88%) e com interesse na estratégia NutriSUS (70,37%), que constam na agenda de alimentação e nutrição voltada à saúde da criança.

As adesões foram efetuadas após um trabalho estratégico da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), por meio do setor de Promoção da Saúde da SRS/Passos, para mobilizar os municípios sobre a importância do PSE na promoção da saúde, desenvolvimento e formação integral dos estudantes.

“Assim, a adesão ao PSE pode possibilitar maior aproximação entre Atenção Primária à Saúde (APS) e escolas, contribuindo para construção conjunta e sistematização de ações de saúde voltadas ao público escolar. Ademais, ao aderir, o município recebe recurso para custeio das ações”, explicou a referência técnica de promoção à saúde da CAS/SRS Passos, Jaqueline Silva Santos.

Crédito: SRS/Passos

Para se chegar às 25 cidades aderidas, com as 200 escolas pactuadas e 46.834 alunos a serem beneficiados, a Promoção da Saúde da CAS/SRS Passos usou diferentes meios, como as reuniões virtuais com os coordenadores da APS para apresentação do PSE, do Crescer Saudável e NutriSUS, em que foi detalhado o processo de adesão.

Depois das adesões, as atividades do PSE seguirão um “Documento Orientador do Ciclo 2021/2022” que ainda será publicado e levará em consideração as incertezas quanto às atividades presenciais no contexto atual da covid-19. No entanto, a SRS/Passos continua com ações de apoio, orientação e acompanhamento dos municípios aderidos durante todo o ciclo do PSE, segundo ressaltou Jaqueline Santos.

Por Enio Modesto