A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina participou de um treinamento e uma atualização para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a convite do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (Crefito-4). O objetivo foi o de capacitar os profissionais que atuam no reestabelecimento de pacientes que foram acometidos pela covid-19.

Crédito: Crefito-4

O evento, realizado no município de Cataguases no dia 18/2, representou uma oportunidade para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais se qualificarem e estarem mais capacitados ao atuarem na recuperação dos pacientes e foi mais uma etapa do “Circuito de atualização em reabilitação pós-covid” que irá percorrer cinquenta cidades em todas as regiões de Minas Gerais.

O gerente e representante da GRS/Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, resumiu o que foi esse treinamento: “O evento provocou reflexões bastante atualizadas sobre a reabilitação de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), após a alta hospitalar e sobre a prevenção de complicações. O encontro reforçou também a importância da continuidade do tratamento mesmo após a alta hospitalar para evitar novas internações e efeitos crônicos da doença, assim como para promoção da qualidade de vida”, pontuou.

Esse treinamento reuniu cerca de 40 profissionais, além do gerente da Regional, estiveram presentes, também, o palestrante e membro da comissão de desenvolvimento científico e educação do Crefito-4, Fábio Martins; o delegado, também, do conselho em Cataguases; João Márcio Cesário e o secretário municipal de saúde do município, Ricardo Mattos.

Por Gustavo Santos Ribeiro