Nessa quarta-feira (17/2), as coordenações de Vigilância Sanitária (VISA) das Regionais de Saúde de Barbacena e de São João del-Rei promoveram um treinamento para os fiscais da VISA dos 51 municípios da macrorregião Centro-Sul. O treinamento foi ministrado pelas referências técnicas Jane Dayse, Márcia Nakamura e Vanessa Campos, ambas da VISA das regionais de São João del-Rei e Barbacena, respectivamente.

Crédito: Regional de Saúde de Barbacena

Segundo a coordenadora da VISA de Barbacena, Rosana Resgalla, a reunião virtual contou com apresentações incluindo “as diretrizes, processos e áreas de atuação da vigilância sanitária; a necessidade das inspeções e dos alvarás sanitários; educação para a população; atendimento a denúncias; e postura do fiscal de vigilância sanitária que deve ser ética e discreta”, explicou.

Sobre o objetivo e a importância dessa capacitação, a coordenadora afirmou que “com a mudança de governos municipais teve uma grande troca de profissionais das vigilâncias sanitárias e os novos fiscais estão sendo capacitados para entenderem qual é a função da vigilância sanitária no cotidiano da vida da população e, também, é um reciclagem de informações para os fiscais que já atuam na vigilância”, finalizou.

Por Priscila Rezende