Na última quinta-feira (4/2) para garantir assistência à população, começaram a funcionar os dez novos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital São Vicente de Paulo do município de Rio Pomba, na Zona da Mata Mineira. Com isso, a instituição passou a ser incluída como referência em UTI Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.317 de 5/2/2021. A melhoria é um desdobramento da atualização do Plano de Contingência Operativo da Macrorregião Sudeste Covid-19.

O hospital, que pertence à Rede de Urgência e Emergência, recebeu com entusiasmo a ampliação dos serviços. “Coincidiu que, neste momento de pandemia, tivemos a oportunidade de sermos incluídos como referência de UTI SRAG, o que representa um grande avanço para nossa região diante do cenário de agravamento em que o Brasil se encontra. Vamos nos empenhar para que, futuramente, possamos continuar colaborando como uma UTI geral, beneficiando Rio Pomba e as cidades do entorno”, contou a coordenadora da equipe de enfermagem da UTI, Etienne Rei.

Crédito: Keila Lima

A equipe da Regional de Saúde de Ubá realiza, semanalmente, análise do cenário epidemiológico e assistencial: “Atendendo à dinamicidade do cenário, atualizamos o Plano de Contingência Operativo da Macrorregião Sudeste Covid-19, fazendo-se necessária a ampliação desses leitos em Rio Pomba para que consigamos atender a necessidade do momento de internação decorrente da doença”, explicou a coordenadora da Atenção à Saúde da Regional de Ubá, Elis Mattos.

“O trabalho da nossa equipe, juntamente às Secretarias Municipais de Saúde (SMS’s) e prestadores de serviço, tem garantido que todos pacientes que precisam de UTI tenham acesso ao tratamento. Com essa ampliação, a microrregião de saúde de Ubá totaliza 32 leitos novos de UTI no enfrentamento da covid-19”, ressaltou a diretora da Regional, Aline de Almeida Prado.

Por Keila Lima