Para promover a reestruturação das unidades de cuidado para pessoas portadoras de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, a equipe Regional de Saúde de Ubá se reuniu com os profissionais do Serviços de Atenção Especializada (SAE’s) de Ubá e Muriaé, por meio de videoconferências realizadas em janeiro (21 e 22/1) para tratar sobre a proposta de ampliação das responsabilidades das unidades, passando a atender agravos como leishmaniose, tuberculose e hanseníase, como foi determinada pela a Deliberação Cib-Sus/Mg Nº 3.261/2020, em que os municípios interessados deveriam se candidatar por meio do Edital de Chamamento Público até o dia 25/1.

Crédito: Regional de Saúde de Ubá

Os SAE’s são unidades do SUS integrados ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e à Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) como unidades ambulatoriais voltadas à atenção integral às pessoas com IST/Aids e Hepatites Virais e, que com a ampliação, passam a responder também como unidades macrorregionais matriciadoras da atenção às condições crônicas transmissíveis (que servem como referências para as demais unidades de saúde), dos serviços de imunobiológicos especiais e da vigilância dos eventos adversos pós-vacinação. “Nosso intuito com as reuniões remotas foi o de sensibilizar os municípios quanto à importância de se candidatarem à ampliação, pois é uma melhoria importante para nossa região de saúde”, informou a referência técnica regional do Programa IST/AIDs e Hepatites Virais, Priscila Teixeira.

“Conseguimos mobilizar os dois municípios, Muriaé e Ubá, para se candidatarem à ampliação do SAE. Acreditamos que é um serviço essencial para nossa região de saúde que tem mais de 500 mil habitantes. Trabalhar na prevenção, tratamento e controle das infecções sexualmente transmissíveis é primordial para uma boa gestão da saúde pública. Além disso, serão referência para os eventos adversos pós-vacinação, uma vigilância imprescindível para este momento de pandemia em que novos imunizantes (os da covid-19) estão sendo inseridos no cronograma vacinal”, disse a diretora da Regional de Saúde de Ubá, Aline de Almeida Prado.

Por Keila Lima

Enviar para impressão