Em mais uma live promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nessa terça-feira (01/12), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, abordaram a situação da covid-19 em Minas Gerais, e responderam perguntas dos internautas.

Crédito: Fábio Marchetto

A disponibilização da vacina conta covid-19, a segurança do imunizante e os critérios para sua aplicação foram os temas que mais geraram perguntas dos internautas, uma vez que o assunto está em pauta em todo mundo

O secretário Carlos Eduardo destacou que a previsão de início da campanha de vacina contra a covid-19 depende da conclusão dos estudos, já em fase avançada, e que Minas Gerais já realiza ações de preparação para sua distribuição aos municípios, quando o imunizante for dispo0nibilizado pelo Ministério da Saúde aos estados, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Há cerca de 2 meses Minas Gerais já se prepara por meio do Plano de Contingência de Vacinação contra a Covid-19. Recebemos, recentemente, 10 milhões de agulhas e seringas, número que ainda chegará a 50 milhões; ou seja, nós já estamos iniciando efetivamente o processo de distribuição de materiais para a vacinação. Além disso toda a estrutura de resfriamento das vacinas está montada, e a estrutura logística de distribuição está preparada. Nós entendemos que hoje, o estado de Minas Gerais está preparado para a chegada da vacina”.

A segurança e a eficácia do imunizante também foram motivos de questionamento, oportunidade em que o secretário destacou a confiabilidade das autoridades sanitárias brasileiras. “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, tem uma equipe extremamente técnica e séria; assim, quando vacina passar por sua aprovação, será uma vacina de qualidade e confiável, independentemente de qual seja sua origem”, avalia o secretário.

O secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, explicou que a construção de um protocolo sanitário pelo Governo de Minas levou em consideração a contribuição de profissionais de saúde de diversas especialidades, para permitir uma retomada segura da atividade, bem como autonomia para o gestor de cada município e, sobretudo para a família das crianças e adolescentes. Porém o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu uma liminar proibindo o retorno das atividades presenciais na rede Estadual de Educação, decisão mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os secretários Carlos Eduardo e Marcelo Cabral agradeceram a participação de todos os que assistiram e enviaram suas perguntas, e reforçaram a recomendação de cuidado a todos, com a manutenção do distanciamento, do uso de máscaras e da higienização frequente das mãos. Toda as terças-feiras, a partir das 19 horas, a SES-MG apresenta uma nova live com o secretário e outros convidados. As apresentações podem ser assistidas pelo Instagram da Secretaria, no perfil @saudemg.

Por Jornalismo SES-MG