Na última sexta-feira (27/11), por meio do canal no YouTube do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, a Regional de Saúde de Teófilo Otoni participou, juntamente com vários profissionais da saúde que trabalham direta e indiretamente com a saúde bucal, do primeiro webinar sobre câncer de boca: prevenção e tratamento. O objetivo principal foi o de alertar os profissionais da odontologia sobre a importância do seu papel no diagnóstico do câncer de boca e conscientizar os agentes de saúde bucal sobre a necessidade da prevenção da doença.

Na ocasião, o mestre e especialista em patologia bucal, Cássio Guimarães, falou sobre o “Impacto do diagnóstico precoce no tratamento oncológico: perspectiva da cirurgia”. O professor iniciou apresentando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, nas Américas, a cada 100 mil habitantes, 172 têm câncer de boca. Segundo Cássio, o câncer de cavidade bucal não está inserido entre as cinco maiores causas de câncer no mundo. Contudo, numa perspectiva nacional, o câncer de boca aparece como a quinta maior causa de câncer entre os homens e a décima terceira entre as mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 80% dos casos de câncer de boca, quando diagnosticados no início e tratado da maneira adequada, tem cura. O professor ressaltou, ainda, o papel do Cirurgião Dentista de estar atento aos primeiros sinais do câncer bucal e direcionar o paciente para o tratamento adequado.

Crédito: Regional de Saúde de Teófilo Otoni

A atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) na detecção precoce do câncer de boca, também, foi um outro ponto do Webinar. A enfermeira e mestre em cuidado primário em saúde, Viviane Maia, ressaltou a importância desses profissionais na identificação das pessoas que apresentam sintomas da doença. “Através das visitas domiciliares de acompanhamento, esses agentes levam para a Unidade Básica de Saúde (UBS) às necessidades daquela comunidade”, afirma Viviane.

Os serviços odontológicos são ofertados pelas UBS’s distribuídas em todo país. De acordo com o MS, mais de 80 mil dentistas atendem hoje pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo mais de 53 mil atuantes nas Equipes de Saúde da Família e Atenção Primária. Além de dentistas, a equipe também é formada por médicos, enfermeiros, ACS’s e técnicos de enfermagem que estão devidamente preparados para fazer o diagnóstico correto e orientar a população sobre o tratamento da doença.

Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) intensifica as ações de promoção à saúde como a adoção de hábitos saudáveis, como forma de prevenir o câncer de boca e outras doenças.

Quer saber mais? Acesse: http://blog.saude.mg.gov.br/2020/10/15/cancer-de-boca/

Por Déborah Ramos Goecking