A população e os profissionais de saúde aguardam, ansiosamente, a possibilidade de vacinação contra a covid-19 e pensando nisso, a Regional de Saúde de Leopoldina iniciou na última quinta-feira (26/11), uma capacitação para os profissionais dos 15 municípios da região sobre as atividades de imunização. Nessa primeira etapa, foram apresentadas formas de conservação e transporte das doses vacinais, além da montagem, do funcionamento e da manutenção da Câmara de Conservação (local de armazenamento das vacinas).

A produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição de imunobiológicos, também, foram pontos abordados para auxiliar os municípios no armazenamento e conservação das vacinas, abrangendo: as formas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva das instalações refrigeradas; como deve ser feito o transporte seguro das doses; como funcionam os termômetros que monitoram a temperatura dos locais de armazenamento/ caixas de transportes e como devem ser utilizadas as câmaras refrigeradas.

Crédito: Divulgação

A referência técnica em Imunização da regional, Elizabete Guimarães Santos Vieira, destacou a importância da capacitação: “O encontro foi bastante produtivo e possibilitou uma troca de experiências. A expectativa é que todos os profissionais que atuam nas Salas de Vacinas estejam alinhados com os protocolos técnicos do Programa Nacional de Imunizações para prestar um atendimento de qualidade aos usuários do SUS”, resumiu.

Na parte final do encontro foram apresentadas as formas de produção, composição, classificação e aplicação das vacinas. Também foram feitos os seguintes encaminhamentos: recomendação de elaboração de Procedimento Operação Padrão (POP) e Plano de Contingência, visando a organização dos serviços de saúde, no que tange aos processos de trabalho de rotina, já se antecipando ao planejamento para a operacionalização da Campanha de Vacinação contra a covid-19 em Minas Gerias, assim que estiver disponível a vacina.

Ao final da capacitação, teve espaço para o esclarecimento de dúvidas e para debater algumas questões. A segunda etapa da capacitação está prevista para ser realizada hoje (2/12), na parte da tarde, e irá discutir sobre o Calendário Nacional de Vacinação.

Por Gustavo Santos Ribeiro