A maioria dos 27 municípios da jurisdição da Regional de Saúde de Passos ainda não cumpriu a meta de imunizar 95% do público-alvo das Campanhas de Vacinação contra a poliomielite e sarampo, prorrogadas até esta sexta-feira (4/12). Em média, foram aplicadas 37,40% das doses estimadas contra o sarampo e, não passou de 82,49%, o percentual de crianças protegidas do vírus causador da poliomielite; números que vêm preocupando técnicos em imunização do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que passaram a solicitar mais empenho dos gestores da saúde para aumentar a cobertura vacinal.

Na Regional de Passos, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) voltou a insistir junto aos prefeitos e secretários municipais de saúde para que garantam maior cobertura vacinal e registrem, diariamente, no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) as doses que forem aplicadas. “O cidadão a ser vacinado está no município e a responsabilidade de vaciná-lo compete às secretarias municipais, utilizando estratégias de alcance de cobertura e motivação”, diz a coordenadora do NUVEPI, Márcia Aparecida Silva Viana.

Crédito: Equipe de Imunização do município de Fortaleza de Minas

O município de Fortaleza de Minas é um dos que tem se esforçado para cumprir as metas de vacinação. Na campanha contra o sarampo, a equipe de imunização obteve o apoio dos agentes do Programa de Saúde da Família para ir até às pessoas que precisavam ser vacinadas contra o sarampo. Com essa estratégia, Fortaleza de Minas passou de 41,84%, em agosto, para 62,82%, em novembro, na cobertura vacinal. De acordo com a Coordenação de Imunização da SES-MG, no estado até 1/12, 37% das pessoas de 20 a 49 anos de idade tomaram a vacina contra o sarampo; das crianças, 79,46% estão imunizadas contra a poliomielite.

Para a Coordenação de Imunização da SES-MG, esses números podem ser explicados mais pela falta de registros das doses aplicadas no SINPI do que pelo desinteresse dos pais em vacinarem seus filhos ou dos adultos em se proteger do sarampo. Em outubro, apenas 33 municípios registraram doses no sistema de informações, em novembro esse número passou para 820. “Com isso, vemos que os municípios não têm realizado o registro, diariamente, no site do SINPI”, ressaltou a Coordenação de Imunização.

Por Enio Modesto

Enviar para impressão