A capacitação para a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência dos 31 municípios, sob a jurisdição da Regional de Saúde de Ubá, teve como objetivo o de fortalecer a rede capacitando as Juntas Reguladoras e as Referências Técnicas dos municípios. Abordando assuntos como as atribuições e diretrizes de funcionamento, a importância da integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e os serviços especializados em saúde, além dos fluxos de encaminhamento de usuários entre os serviços que atendem às pessoas com deficiência, o encontro aconteceu, por videoconferência, no mês de novembro.

Crédito: Keila Lima

“Tivemos um momento muito rico, em que pudemos contar com o apoio de toda a equipe da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Através da apresentação realizada pela coordenadora Renata Vaz e pela referência técnica Fabian Malheiros pudemos adquirir mais conhecimentos, esclarecer dúvidas, fazer colocações dentro da temática abordada, além das trocas de experiências e do estabelecimento de vínculo entre os atores envolvidos nessa rede”, disse a servidora da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) e referência técnica da Regional de Ubá, Ana Cristina Custódio, responsável pelo programa.

Os participantes relataram que conseguiram aprofundar o diálogo e iniciar as discussões para estabelecer fluxos e prioridades de atendimento. “A capacitação foi muito importante porque nos orientou sobre a funcionalidade da Junta Reguladora e sobre as Referências Técnicas Municipais. Foi esclarecedora porque salientou a necessidade de articular esforços nas áreas, não só de saúde, como de educação e assistência social, que são tão importantes na vida da pessoa com deficiência. Além disso, esclareceu algumas dúvidas que foram aparecendo ao longo das atividades da Junta Reguladora. Foi muito gratificante e vai ao encontro da nossa necessidade, que é da troca de experiências e de formação continuada”, comentou o assistente social da Policlínica de Ubá e membro da Junta Reguladora do município, Pedro Antônio Rodrigues Gazolla.

Para a diretora da regional, Aline Almeida, é importante ampliar essa presença junto aos municípios: “A iniciativa da Ana Cristina foi excelente, pois ainda que estejamos em uma pandemia, os serviços de saúde não param e, principalmente, os que realizam atendimentos às pessoas com deficiência. Foi aberto esse espaço para articulação e crescimento, dirimimos dúvidas e conseguimos direcionar nossa rede para ser fortalecida e estar cada vez mais próxima do cidadão”, afirmou.

Por Keila Lima

Enviar para impressão