Com o intuito de sensibilizar os servidores e profissionais de saúde para a campanha Novembro Azul, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá colocou uma decoração especial na portaria da unidade, alertando sobre a saúde do homem na detecção precoce e rastreamento do câncer de próstata. A ação foi de responsabilidade da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) e tem previsão de ficar exposta até o final deste mês, segunda-feira (30/11).

Crédito: Keila Lima

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.  “Em geral os homens, não têm o hábito de procurar os serviços de saúde, buscando-os apenas quando o problema já está avançado e muitas doenças poderiam ser evitadas com a prevenção. Por isso, buscamos abordar esse assunto com a instalação de uma decoração diferente”, contou a servidora do CAS, Marcela Azevedo.

Outro ponto em relação à saúde do homem envolve o câncer de pênis que, em alguns casos, pode levar à amputação do membro. A estimativa do INCA é de que ainda ocorram mais de 1 mil novos casos da doença, neste ano. Os principais fatores de risco para uma maior incidência de câncer de pênis são a falta de higiene íntima adequada, infecção pelo vírus do Papiloma Humano (HPV) e homens com AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida).

Ainda há outro alerta do Ministério da Saúde (MS) reforçando os cuidados para o câncer de boca, pois na população masculina esse câncer é o quinto tipo mais incidente. “O tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, infecção pelo vírus HPV e imunossupressão estão entre os fatores de risco para a doença que normalmente acomete homens com mais de 40 anos de idade”, completou Marcela.

Por Keila Lima

Enviar para impressão