A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu promoveu, nessa quarta-feira (25/11), uma videoconferência que reuniu representantes dos 34 municípios da sua área de abrangência, do Ministério Público Estadual e do Comando da Polícia Militar, para discutir as medidas necessárias para o enfrentamento do atual cenário da covid-19, tendo em vista o aumento no número de casos.

Crédito: Antonio Rodrigues

Técnicos da SRS Manhuaçu apresentaram o cenário da região que aponta uma elevação no número de casos confirmados e um aumento no quantitativo de internação em leitos clínicos e de UTI. “Após um período de estabilização, seguido de um pequeno período de queda, observamos na última semana um aumento importante no número de casos e isso nos deixa em sinal de alerta”, explicou  a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional, Raquel Assad.

O superintende regional de saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, deixou claro que a adesão da população e dos comerciantes é de extrema importância para evitar a necessidade de medidas mais restritivas, o que não seria bom para economia da região. “Percebemos um afrouxamento no cumprimento dos protocolos sanitários por parte da população e dos estabelecimentos comerciais. É importante salientar que a doença é grave e mesmo com a assistência adequada os óbitos têm ocorrido, portanto entendemos que não basta apenas aumentar o número de leitos”, alertou o superintendente.

O promotor da comarca de Manhuaçu, Reinaldo Pinto Lara, destacou competência dos gestores municipais no que se refere a fiscalização e adoção de ações concretas que garantam o cumprimento dos protocolos sanitários, inclusive com a adoção de sanções e penalidades em caso de descumprimento das regras. Outra preocupação apresentada na reunião foi com a chegada do final do ano e um provável aumento na circulação de pessoas no comércio nesse período.

Além da promotoria de Manhuaçu estiveram presentes, nessa reunião, promotores dos municípios de Espera Feliz, Ipanema, Manhumirim e representantes do Comando da Polícia Militar da região.

Por Antonio Rodrigues