Os secretários de Estado e Adjunto de Saúde , Carlos Eduardo Amaral e Marcelo Cabral, além do chefe de gabinete, João Pinho estão desde ontem, reunindo virtualmente com dirigentes das Macrorregiões de saúde, com a presença de Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde e Ministério Público para falar sobre o atual cenário da covid-19 em todo o estado e as ações de enfrentamento à pandemia.

Crédito: Fábio Marchetto

Ontem foi a vez da Macro Sudeste e, hoje, a Leste. Ao longo desta e das próximas semanas, serão contempladas as demais macros.

A reunião tem início com uma apresentação detalhada sobre os recentes dados da covid-19 nos municípios, chamando sempre a atenção para as principais mudanças.

O foco desses encontros é falar sobre os indicadores do Plano Minas Consciente que norteiam as decisões do Comitê Executivo. São analisados, pela Secretaria de Estado de Saúde, os dados por macrorregião e microrregião de saúde.

Os indicadores são:

• Taxa de Incidência Covid-19;
  • Taxa de Ocupação de leitos UTI Adulto;
  • Taxa de Ocupação por Covid-19;
  • Leitos por 100 mil habitantes;
  • Positividade atual RT-PCR;
  • % de aumento da incidência;
  • % de aumento da positividade dos exames PCR.

Os dados são agregação conforme peso e nota de cada indicador. Esta análise possibilitará o avanço da onda Onda Vermelha – Fase 1 (atividades essenciais) para a Onda Amarela – Fase 2 (atividades não essenciais). A análise para avanço da Onda Amarela – Fase 2 (serviços não essenciais) para a Onda Verde (serviços não essenciais com alto risco de contágio) é feita sempre a cada 28 dias.

A regressão de qualquer região pode acontecer a qualquer momento, desde que os dados analisados pela Secretaria de Estado de Saúde apresentem risco à saúde dos mineiros e mineiras.

Por Jornalismo SES-MG