Com término previsto para esta sexta-feira (30/10), a Campanha Nacional de Vacinação de crianças de um a quatro anos de idade contra a poliomielite já alcançou mais de 50% do público-alvo em 28 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. São João da Lagoa é o município de destaque, já tendo atingido cobertura vacinal de 90,75% das crianças. Em seguida estão Engenheiro Navarro (89,97%); Guaraciama (83,40%); São João do Pacuí (77,87%); Gameleiras (77,04%) e Mato Verde (70,92%).

Além dos seis municípios norte-mineiros que já estão com cobertura vacinal acima de 70%, outras 22 localidades já alcançaram mais de 50% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação; são elas: Berizal; Botumirim; Catuti; Claro dos Poções; Coração de Jesus; Curral de Dentro; Espinosa; Francisco Dumont; Glaucilândia; Grão Mogol; Indaiabira; Jequitaí; Lagoa dos Patos; Mamonas; Nova Porteirinha; Novo Horizonte; Olhos D´Água; Pai Pedro; Porteirinha; Rio Pardo de Minas; São João do Paraíso e Verdelândia.

Crédito: Divulgação

Dados contabilizados, até a última sexta-feira (23/10), pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), revelam que os 54 municípios que integram a área de atuação da SRS/ Montes Claros já aplicaram 25,1 mil doses de vacinas contra a poliomielite. A cobertura vacinal está em 41,14%. A estimativa do Ministério da Saúde é de que até esta sexta-feira (30/10), devam ser vacinadas 61 mil crianças para que a meta de 95% de cobertura vacinal seja atingida nos 54 municípios. Em Montes Claros onde a estimativa do Ministério da Saúde é de que sejam vacinadas 22 mil crianças contra a poliomielite, os dados do SIPNI informavam que já foram aplicadas 8,4 mil doses da vacina. No município o índice de cobertura vacinal está em 38,17%.

A coordenadora de vigilância epidemiológica da SRS/ Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que “todas as crianças devem ser vacinadas indiscriminadamente, desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada do esquema básico. Já as crianças menores de um ano, deverão ser vacinadas seletivamente, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação”.

No caso de crianças com doenças febris agudas, moderadas ou graves o Ministério da Saúde recomenda que a vacinação contra a poliomielite seja adiada até a solução do quadro, a fim de que não seja atribuída à vacina as manifestações de alguma doença.

Agna Menezes, também, destaca a importância do reforço das ações de mobilização por parte das secretarias municipais de saúde visando sensibilizar os pais ou responsáveis pela importância da atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. “Precisamos aumentar as coberturas vacinais na região visando evitar a ocorrência de surtos de doenças que podem ser prevenidas com vacinas que estão disponíveis gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou a coordenadora.

Multivacinação

Na próxima sexta-feira também será concluída a Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. Em 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS/ Montes Claros a estimativa do Ministério da Saúde é de que mais de 175,1 mil crianças e adolescentes precisam ter a caderneta de vacinação atualizada.

Em todos os municípios estão sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Com esse objetivo foram repassadas aos municípios as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada e Pólio oral; Rotavírus; Pneumo 10; Meningo C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente (contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e as verrugas genitais).

Sarampo

Também termina no final desta semana, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, contemplando pessoas com idade entre 20 a 49 anos.

Das 480,4 mil pessoas estimadas pelo Ministério da Saúde para serem vacinadas em 54 municípios que integram a área de abrangência da SRS/ Montes Claros, dados contabilizados pelo SIPNI, até a última sexta-feira (23/10), revelaram que já foram imunizadas mais de 262,3 mil pessoas. Os municípios com maior quantidade de doses aplicadas são: Montes Claros; Janaúba; Espinosa; Coração de Jesus; Porteirinha; Rio Pardo de Minas; Francisco Sá; Salinas; Jaíba e Taiobeiras.

Por Pedro Ricardo