Com base em levantamento realizado pela SRS de Montes Claros e pelas gerências regionais de Januária e Pirapora, os laboratórios das redes pública e privada, dos 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas, já realizaram até semana passada, 70.928 exames para detecção da covid-19: pelo método sorológico (testes rápidos) já foram realizados mais de 58 mil exames. Já por biologia molecular (RT-PCR) a quantidade de exames realizados na região ampliada de saúde já ultrapassou um pouco mais de 12 mil, conforme dados contabilizados até a última quarta-feira (21/10).

Crédito: Divulgação

Esses dados foram apresentados na última quinta-feira (22/10), durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 (COES), coordenado pela superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques. O Comitê conta com a participação das gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora, representantes de vários órgãos governamentais, do Ministério Público e do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

Durante a reunião, realizada por meio de videoconferência, a coordenadora de vigilância epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, destacou a importância da realização dos exames para detecção da covid-19, “uma vez que auxilia tanto a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) bem como os gestores municipais na tomada de decisões com base na redução ou aumento dos casos notificados da doença na região norte-mineira”. A taxa de testagem na macrorregião de saúde está em um pouco mais de 41,6 mil por um milhão de habitantes, com índice de positividade de 26%.

Em 54 municípios que integram a SRS de Montes Claros já foram contabilizadas a realização de 54 mil exames para detecção da covid-19. Já em 25 municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária a quantidade de exames realizados chegou a quase a 9 mil. Em sete municípios que integram a GRS de Pirapora a quantidade de exames computados pelos serviços de saúde é de quase 8 mil.

Para auxiliar os municípios na realização de exames para detecção da covid-19, a SRS de Montes Claros já repassou aos municípios que integram a sua área de atuação, kits de testes rápidos e mais de 10 mil kits que contemplam o método RT-PCR. Os kits foram fornecidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Por Pedro Ricardo