O dia de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação e da Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite acontece neste sábado (17/10), em todo o Estado. Na data, serão disponibilizados 18 tipos de vacinas do calendário nacional de vacinação para crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, a data é marcada pelo funcionamento de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no sábado, para a vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos. “A abertura das salas de vacinação no dia D permite aos pais ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes para vacinar no final de semana. A estratégia busca aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, ou erradicação dessas doenças”, explica a coordenadora.

Devem comparecer às UBSs os menores de 5 anos para imunização contra poliomielite e os menores de 15 anos que não foram vacinados ou que estejam com a caderneta incompleta de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com Josianne, os pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes até a unidade de saúde mais próxima, com o cartão de vacinação, para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal e a necessidade da administração de vacinas. “Reforçamos que a falta do cartão não impede a vacinação. Além disso, pais ou responsáveis podem atualizar o próprio cartão de vacina no dia”, esclarece.

Em Minas, há estimativa de 4.453.616 crianças e adolescentes nas faixas etárias indicadas para participarem das campanhas, sendo 1.034.782 crianças com idade para receber a vacina contra a poliomielite. A meta é vacinar 95% deste público. A campanha, que teve início no dia 5/10, disponibilizará as doses de vacinas para todo o público prioritário e será encerrada no dia 30 de outubro.

Vacinação contra Sarampo

Josianne Gusmão reforça, também, que até o dia 30 de outubro está acontecendo a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de forma indiscriminada para pessoas de 20 a 49 anos de idade. “Mesmo que as pessoas, dentro desta faixa de idade, estejam com o cartão de vacina em dia, deverão ir até uma unidade de saúde para vacinar contra o sarampo. As vacinas salvam vidas, por isso, é tão importante manter o cartão de vacina atualizado”, avalia a coordenadora do Programa de Imunização da SES-MG.

Por Míria César

Enviar para impressão