Nesta quarta-feira (24/9), o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Gerência Regional de saúde de Unaí (GRS), promoveu uma reunião com as referências em imunização dos 12 municípios que compõem a região de saúde de Unaí. Na oportunidade, foi alinhado um conjunto de estratégias para aumentar a cobertura vacinal nos municípios e repassadas orientações acerca da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação; como o público-alvo da campanha, as metas de cobertura, o registro de doses e os cuidados com a imunização durante a pandemia da covid-19.

A referência em Imunização do Nuveast, Luciene Lourenço Mota, destacou a importância de discutir estratégias para aumentar o alcance das campanhas de vacinação na região. “É preciso discutir com as referências municipais estratégias para mobilizar população, em seus territórios. Nós precisamos estabelecer parcerias com as escolas, as instituições privadas, as instituições religiosas, os veículos comunicação para que todos possam colaborar na divulgação das campanhas. Além disso, nós podemos promover ações de mobilização nas redes sociais e fazer também busca ativa desse público-alvo; só assim vamos conseguir aumentar nossos índices de imunização. Esse diálogo com as referências; busca melhorar a cobertura vacinal na região, que ainda está abaixo das metas estipuladas “, finalizou.

Créditos: Antônio Maria Ferreira

O coordenador de Vigilância em Saúde do município de Cabeceira Grande, Raul Silveira, acredita que os temas abordados no encontro vão ajudar na rotina de vacinação de seu município. “É importante para os municípios o direcionamento de estratégias de vacinação. Discutimos, durante a reunião, várias ações que servirão de orientação durante a campanha de vacinação contra a poliomielite. A expectativa é que nós podemos colocá-las em prática e alcançar as metas de vacinação estabelecidas para os municípios da região, concluiu.

Serviço:

Campanha Nacional Contra a Poliomielite

Período da campanha: 5 a 30 de outubro

Público-alvo: crianças da faixa etária 1 a 4 anos.

Dia D: 17 de outubro

Multivacinação

Atualização da caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente.

Por Antônio Maria Ferreira