A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS-CFA), apresentam a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) como a nova gestora do Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo. O anúncio foi realizado pelo secretário de saúde do estado, Carlos Eduardo Amaral, e pelo superintendente regional de saúde, Ernany Júnior, na tarde da última quinta-feira (10/9).

Crédito: Flávio A. R. Samuel

Segundo Ernany Júnior, a Fundação São Francisco Xavier assume a gestão da unidade hospitalar pelo prazo inicial de 180 dias, através de um contrato emergencial firmado entre o Governo do Estado e a entidade de saúde. “Sabemos da expertise da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), bem como seu histórico com a saúde pública, propriamente o SUS. Mas o grande feito dessa parceria é o compromisso de garantir serviços de saúde de qualidade e o fortalecimento do sistema de saúde da microrregião de Coronel Fabriciano-Timóteo, melhorando de forma significativa a qualidade assistencial, ainda mais nesse momento de pandemia”, explicou o superintendente.

De acordo com Ernany, o contrato de comodato de imóvel da Aperam com a Sociedade Beneficente São Camilo, se encerrou nessa quinta-feira (10/9), fato que determinaria o fechamento do hospital, visto que a instituição, Sociedade Beneficente São Camilo, já havia anunciado que não iria renovar o contrato com a companhia siderúrgica.

“Então, com todo esse cenário desfavorável, sem uma definição de uma nova direção ou gestão, o hospital teria que fechar as portas. Por isso, a intervenção do estado, através da SES-MG, e uma ação conjunta envolvendo outros gestores, possibilitou que hoje pudéssemos anunciar a FSFX como nova gestora do hospital e, principalmente, sem fechar as portas do hospital para a nossa população”, ressaltou Ernany.

A Fundação São Francisco Xavier irá realizar a transição de forma transparente, com a ajuda do corpo administrativo e clínico da Sociedade Beneficente São Camilo, com o apoio da SRS-CFA, buscando dar sequência aos atendimentos a pacientes internados, dentre outras questões internas.

Por Flávio A. R. Samuel