A Fundação Hemominas conclama os doadores voluntários de sangue de todos os tipos sanguíneos a comparecerem em suas unidades para realizar a doação e ajudar a regularizar os estoques.

Adair Gomez

Desde o início da pandemia do coronavírus, o número de doadores de sangue caiu significativamente em Minas Gerais. Atualmente, os estoques estão, em média, 50% abaixo do ideal. Apenas o tipo sanguíneo AB positivo encontra-se em situação estável.

Segundo Viviane Guerra, gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, a diminuição do número de doadores nunca durou tanto tempo. "Nós já tivemos momentos críticos em outras situações, mas jamais por um tempo tão prolongado", afirmou.

Segurança

Viviane Guerra explica que a Fundação Hemominas segue uma série de procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Entre os cuidados adotados, está o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras; a utilização do álcool gel / líquido70% para higienização das mãos; e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.

Como fazer a doação

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus COVID-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

Agendamento

As doações devem ser agendadas online ou pelo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Consulte os endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas em todo o Estado.

Por ASCOM Hemominas