A Sala de Situação da covid-19, em Minas Gerais, vem desempenhando papel fundamental no enfrentamento à epidemia da covid-19 no estado. A coordenadora do espaço, Eva Lídia Arcoverde Medeiros, falou em coletiva virtual, realizada nesta sexta-feira (11/09), sobre o papel e as atividades desenvolvidas.

SES-MG Divulgação

A criação da Sala já havia sido planejada para este ano pela SES-MG. No entanto, o surgimento da epidemia de covid-19 antecipou a execução dos planos.
“Neste momento, realizamos o monitoramento de todos os casos da covid-19. A Sala de Situação atua permanentemente na recepção de informações, análise estatística das bases de dados relacionadas ao sistema de saúde, preparação de gráficos, determinação de indicadores, produção de relatórios e informativos e monitoramento diário de tendências”, explicou a coordenadora.

Atualmente, todas as 28 Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais têm uma Sala de Situação, onde são compilados os dados e realizadas análises da região, além do acompanhamento dos municípios quanto ao preenchimento correto e tempestivo dos sistemas de informação.

No contexto da covid-19, a Sala organiza e processa as informações que, diariamente, chegam das Secretarias Municipais de Saúde e de outras instituições sobre o diagnóstico, testes, evolução dos casos da doença, leitos SUS, dentre outros dados estratégicos para o acompanhamento da pandemia. O espaço tem a finalidade de subsidiar a comunicação com os demais atores, a gestão da situação da covid-19 e a tomada de decisões nos diversos níveis - político, estratégico, tático e técnico, tanto para o Estado de Minas Gerais, quanto para os municípios.

De acordo com Eva Lídia Arcoverde, mesmo após seis meses do início da circulação do vírus no estado, ainda é importante manter um monitoramento permanente.

A equipe responsável pela Sala de Situação é composta por profissionais de diferentes áreas, como demografia, engenharia, programação, economia, ciências militares – prevenção e gestão de catástrofes, administração pública, epidemiologia de paisagem, biologia, farmácia, enfermagem. “Esses profissionais atuam com o objetivo de fortalecer as ações, não só de monitoramento, mas também de prevenção à covid-19”, destacou a coordenadora.

Por Jornalismo SES-MG