O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Januária, por intermédio do setor de Imunização, realizou uma reunião com os 25 coordenadores municipais de imunização e atenção primária, na última sexta-feira (7/8), com o objetivo sensibilizá-los e mobilizá-los com relação às baixas coberturas vacinais das campanhas contra influenza e contra o sarampo.

A referência técnica de imunização, Iolanda Soares Vieira, informou que a adesão do público alvo (20 a 49 anos) foi baixa na campanha contra o sarampo e por esse motivo foi necessária a prorrogação da campanha de sarampo “dessa forma, temos menos de 30 dias para nos esforçamos para alcançar o público dessa campanha que é um público jovem e economicamente ativo”, afirmou.

Crédito: Iolanda Santos Vieira

A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano na rotina de vacinação dos serviços de saúde do país. A população deve saber da importância de se vacinar contra o sarampo, mesmo em tempo de pandemia da Covid-19, pois o sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Nesse caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar à metros de distância da pessoa infectada.

Já com relação à vacina contra a influenza, mesmo não tendo eficácia contra o novo Coronavírus, nesse momento, ela auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. Além disso, prevenindo-se da influenza, há redução pela procura por serviços de saúde.

Durante a reunião foram apresentadas pela articuladora entre Imunização e Atenção Primária, Millene Rodrigues, estratégias utilizadas em municípios de Minas Gerais que tiveram, até o momento, bons resultados na campanha contra o sarampo, visando fomentar as equipes.

Por fim, Iolanda, informou que a regional de Januária foi uma das regionais com cobertura vacinal mais alta do estado, nessa campanha contra sarampo, quase 50% (segundo os dados da planilha do site sipni.datasus), mas ressaltou que “não é motivo de comemoração, pois ainda precisamos alcançar a meta de 95% em todas as faixa-etárias”. Com relação à campanha contra a influenza reforçou que “ainda temos dois grupos prioritários que ainda não atingiram a meta de 90%, mas como o site (http://sipni.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/inicio.jsf) ainda continuará aberto para a realização de registros das doses de vacinas realizadas, por parte dos municípios, e também ainda temos municípios realizando vacinação, possivelmente, podemos melhorar as coberturas”, finalizou.

Por Giuliana Dias Luz Batista