Durante o inverno, de forma geral, é comum o aumento no número de casos de doenças respiratórias. Entretanto, neste ano, com a ocorrência da pandemia da covid-19, os cuidados para a prevenção se tornaram ainda mais importantes. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, falou sobre o assunto na coletiva virtual realizada nesta quarta-feira (5/8), em Belo Horizonte.

Gil Leonardi | Imprensa MG

De acordo com o secretário, é possível que haja algum aumento nos números da doença, devido ao frio. Entretanto, a conscientização da população em relação aos cuidados de higiene pode ajudar a reduzir o impacto do fator climático.

“Atualmente, já temos a noção clara de que é preciso evitar aglomerações, manter a ventilação adequada nos ambientes, além de fazer uso de máscara e realizar a lavagem das mãos. Por isso, entendemos que o frio pode trazer algumas mudanças, mas não seria algo tão impactante, devido ao trabalho que estamos fazendo”, explicou o secretário de Estado de Saúde.

Com relação ao cenário da covid-19 em Minas Gerais, Amaral destacou que o estado segue em fase de platô, com tendência à estabilização de casos, segundo os dados analisados diariamente pela SES-MG. Ainda assim, é cedo para falar em queda efetiva nos números relacionados à doença.

“As projeções anteriores mostravam que poderíamos ter um número maior de casos entre meados de julho e meados de agosto, configurando o pico da covid-19 no estado. Diante disso, desenvolvemos ações para evitar essa ocorrência, como as reuniões realizadas com as prefeituras para que os municípios com maior nível de flexibilização retrocedessem. Hoje, tudo indica que conseguimos evitar aquele nível tão alto e estamos trabalhando num platô. A atual projeção aponta que vamos seguir algum tempo nesse nível até que os números comecem a cair”, detalhou o secretário.

Minas Consciente

Durante a coletiva, o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, reforçou que a adesão dos municípios ao plano Minas Consciente é voluntária. “A nova versão do Minas Consciente, procurando atender às sugestões enviadas por meio da consulta pública, buscou privilegiar a compreensão de diferentes fatores que impactam os municípios. Reforçamos que a adesão ao plano é voluntária, ocorrendo por meio de decreto municipal”, pontuou Cabral.

Até o momento, 382 municípios já aderiram ao Minas Consciente, representando um impacto em cerca de 9 milhões de pessoas.

Saiba mais em: www.mg.gov.br/minasconsciente

Por Jornalismo SES-MG