Com a participação das Regionais de Saúde de Barbacena e São João del-Rei, juntamente com a Polícia Militar, Bombeiros, Ministério Público, Central de Regulação, SAMU, COSEMS e dos Secretários Municipais de Saúde dos municípios polos da Microrregião, o Comitê Covid-19 Macro Centro-Sul realizou reunião semanal, nessa quinta-feira (30/7), para tratar dos alinhamentos periódicos e das alterações do Plano Minas Consciente. Foram apresentados, também, os dados referentes ao cenário de saúde da macrorregião, os informes epidemiológicos e assistenciais.

Crédito: Regional de Saúde de Barbacena

As dirigentes de ambas regionais, Hérica Vieira de Barbacena e Edwalda Assumpção de São João del-Rei, pontuaram as alterações do plano, feitas pelo governador Romeu Zema, na última quarta-feira (29/7). Foram apresentados os dados que embasaram as modificações, os impactos da crise econômica, bem como, o aumento no número de leitos de UTI na rede de saúde pública e a melhoria do comportamento geral da população com relação às medidas de higiene e prevenção. “O plano continua possuindo foco no perfil técnico, que busca mitigar as questões econômicas, mas mantendo todo o critério e segurança, salvaguardando o sistema de saúde”, destacou, Edwalda Assumpção.

A Macro Centro-Sul passará para a onda amarela a partir do dia 1/8, conforme deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, segundo informou a superintendente Hérica Vieira que apresentou, também, outras modificações do plano como: passa a ser um protocolo único e completo; reorganização das ondas; mudança do nível de análise macrorregional para microrregional; comportamento diferenciado para municípios de pequeno porte e alterações dos indicadores que balizam as tomadas de decisões.

O Plano Minas Consciente, agora, passa a ter três ondas: vermelha, amarela e verde; a verificação de dados passa a ser por macro e microrregiões; os comitês macrorregionais encaminharão semanalmente as informações dos indicadores do Minas Consciente para os seus membros, prestando suporte para a tomada de decisão do município; maior tomada de decisão municipal dentro dos critérios do plano e recorte específico para municípios com menos de 30 mil habitantes.

As alterações do plano estão previstas para entrarem em vigor a partir do dia 6/8. Todas as informações e atualizações estão disponíveis no site do Plano Minas Consciente, acesse: www.mg.gov.br/minasconsciente

Por Priscila Rezende