Ao todo 83 profissionais participaram da 2ª reunião online sobre saúde bucal, entre eles cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, coordenadores da Atenção Primária e gestores dos 34 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Diamantina (SRS), com o objetivo de discutir as notas técnicas nº 67 e 68 do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-Minas), além de apresentar o instrumento orientador para a reorganização dos serviços de saúde bucal da Atenção Primária em Saúde.

A reunião, realizada na última terça-feira (28/7), foi conduzida pela referência técnica da Atenção Primária da Regional, Karlyone Martins de Souza Ferreira, com o apoio da referência técnica da Diretoria de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Jacqueline Silva Santos.

Crédito: Ricardo Maciel

A realização dessa videoconferência, segundo Karlyone, “teve como propósito orientar os municípios na reorganização dos processos de trabalho para que os profissionais das equipes de saúde realizem os atendimentos de forma segura para evitar o risco de contágio e, principalmente, a propagação da Covid-19. As notas técnicas do COES-Minas trouxeram orientações fundamentais para a reestruturação dos serviços, garantindo a biossegurança no atendimento odontológico”.

Essa reorganização dos serviços propõe a elaboração de plano de ação municipal com metas a serem alcançadas a partir de três eixos: estrutura, profissionais, necessidades/ atendimentos de urgência/ inadiáveis.

A cirurgiã dentista do município de Alvorada de Minas, Nazareth Anunciação, participou da reunião virtual destacando que “para nós, cirurgiões dentistas, isso representou um marco regional e estadual muito importante, que serviu para orientar, organizar e padronizar os atendimentos dos profissionais de saúde bucal nos municípios. Não podemos paralisar os atendimentos odontológicos, mas sim criar alternativas para que esses atendimentos sejam feitos de maneira segura e sustentável, pois, em decorrência da Covid-19, a odontologia nunca mais será a mesma”.

Ressaltando a responsabilidade dos profissionais de odontologia, a referência técnica da diretoria de Saúde Bucal da SES-MG, salientou que “neste momento de pandemia da Covid-19, a operacionalização na organização dos processos de teleorientação e telemonitoramento, bem como a reorganização da atenção em saúde bucal nos municípios, têm que ser entendidas como um direito de cidadania”.

Por Ricardo Maciel