Dos 176 municípios mineiros que aderiram ao programa Minas Consciente, a macrorregião Jequitinhonha conta com a adesão de Minas Novas e do Serro, até o dia 6/7. Outros municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Diamantina manifestaram interesse e alguns já encaminharam a documentação para concretizar o processo de adesão junto ao estado.

Mapa Adesão - 10-07-2020

Nessa quinta-feira (9/7), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, obteve junto ao Tribunal de Justiça uma liminar que obriga municípios, que não aderirem ao programa Minas Consciente, a cumprirem normas de distanciamento social que são previstas na Deliberação n.º 17 do Comitê Extraordinário Covid-19, do governo estadual.

De acordo com a nota divulgado no site do MPMG, entre as preocupações expostas na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC), para que seja reconhecido o caráter vinculante da Deliberação n.º 17, está o crescimento diário no número de óbitos no estado e relatórios técnicos do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-MG).

A superintende da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santa Cruz reforçou a importância do isolamento social na Macrorregião Jequitinhonha, nesse momento. “Estamos trabalhando para que os municípios façam adesão ao Plano Minas Consciente. Embora esteja avançando a implantação da rede assistencial, é muito importante que os municípios tenham atitude cadenciada frente ao isolamento social para enfrentamento da pandemia”, destacou Cleya.

Para o gestor de saúde do município de Minas Novas, Rogério Lemos, o alinhamento dos municípios será essencial para desacelerar o avanço da Covid-19 na região. “Espero que mais municípios façam a adesão ao Minas Consciente, que é um programa que vem para nos ajudar na retomada gradativa e segura do comércio. As ações de um município podem afetar, de forma positiva ou negativa, o município vizinho. Por isso, temos que falar a mesma língua para que a população compreenda o momento delicado e nos ajude, e para isso temos que padronizar os protocolos em nossa macrorregião”, alertou Rogério.

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nesta sexta-feira (10/7), a Regional de Saúde de Diamantina, que integra 34 municípios, já conta com 428 casos confirmados.

Por Ricardo Maciel