Como forma de alinhar e melhorar a qualificação dos dados nos bancos oficiais, as coordenações de atenção à saúde e de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS Divinópolis) se reunirão, semanalmente, com técnicos da atenção primária e da vigilância epidemiológica dos municípios pertencentes à macrorregião oeste. A primeira reunião aconteceu na última quarta-feira (24/6) e, na ocasião, tratou-se sobre a nova metodologia para aperfeiçoar dados do Boletim Epidemiológico e busca a simplificação nos sistemas de notificação da covid-19 devem reduzir defasagem de informações.

Crédito: Willian Pacheco

A coordenadora em Atenção Primária em Saúde (APS) da SRS Divinópolis, Ana Siqueira, explicou que o processo de trabalho tem o objetivo de uniformizar e qualificar as informações dos casos da covid-19 nos boletins e sistemas de informação oficiais. “Mesmo com o preenchimento no formulário, é necessário continuar a notificar e investigar os casos suspeitos e confirmados para a covid-19 nos sistemas de informação em saúde para casos leves e para graves e óbitos”, destacou a coordenadora.

Para que haja uma melhor qualidade nos bancos de informação, as referências municipais precisam fazer a vigilância ativa dos bancos para que as informações sejam condizentes com as oficiais. O coordenador de vigilância em saúde, Edilberto Flávio dos Santos, ressaltou que o novo fluxo de Boletim Estadual evitará dados divergentes. “É necessário checar os bancos do E-SUS VE, SIVEP Gripe e boletim estadual, diariamente, além de investigar e corrigir inconsistências nos sistemas de informação”, pontuou o coordenador.

Por Willian Pacheco