Com o objetivo de manter ao máximo a transparência nas informações sobre Coronavírus em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) passa a adotar nova metodologia de coleta de dados.

Crédito: Pedro Gontijo

Em coletiva virtual, realizada nesta sexta-feira (26/6), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, falou sobre a mudança que permitiu atualizar a situação epidemiológica dos municípios com o total de casos acumulados.

“Estamos ajustando nosso boletim epidemiológico para que fique mais fácil a comunicação entre os municípios e a SES. Dessa forma, o boletim de hoje registrou 38.891 casos confirmados da covid-19. Se comparados ao dia de ontem, quando tínhamos próximo a 32 mil, nota-se uma mudança de quase 6 mil casos que estavam represados na comunicação entre os municípios e a Secretaria, e que agora estão sendo atualizados”, explica Carlos Eduardo Amaral. 

O secretário destacou, ainda, que o número apresentado não retrata a ocorrência de casos nas últimas 24h, mas a atualização dos dados até então não informados pelos municípios.  “Ainda segue pendente o envio de informações por parte de algumas cidades, mas a previsão é de que até a próxima semana estejamos trabalhando com informações praticamente instantâneas”, acrescenta Amaral.

Com relação ao Painel Coronavírus da SES-MG, devido à mudança da metodologia de captação de dados para o Boletim Epidemiológico, a plataforma estará fora do ar, pois passará por manutenção até o dia 29/6.

Qualificação da Rede Hospitalar

Com o objetivo de qualificar a rede de atendimento aos casos da covid-19, a SES-MG segue com a distribuição de equipamentos para estruturar mais leitos de terapia intensiva.

As regiões Central, Jequitinhonha, Leste do Sul, Noroeste e Triângulo do Sul receberão, cada uma, 10 respiradores. De acordo com Carlos Eduardo Amaral, a previsão é que até este sábado (27/6) estejam disponíveis para entrega 21 respiradores para o Vale do Aço, 20 para a Região Leste e 7 para a Região Sudeste.

Previsão de pico

A atual previsão de pico da covid-19 em Minas Gerais é para o dia 15 de julho. Diante disso, Amaral explica que entre 14 e 21 dias antes dessa data, as pessoas poderão ser contaminadas. “Isso reforça a necessidade de, neste momento, voltarmos a orientar quanto ao aumento do isolamento, para que não tenhamos um pico importante no dia 15 de julho.

O secretário adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, pontuou a importância de a população reforçar os cuidados para prevenção à covid-19, como uso de máscaras, distanciamento e isolamento social.

“A responsabilidade no sistema de saúde, conforme entendimento dos tribunais superiores, é uma responsabilidade solidária, sendo a gestão feita nas esferas da União, Estado e município. Entretanto, para que as medidas implementadas sejam eficientes, é indispensável que a população adote os cuidados para prevenção”, explica Cabral.

Por Jornalismo SES-MG