A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde, promoveu, na quarta-feira (10/06), reunião remota sobre as ações de promoção à saúde durante a pandemia de Covid-19 para cerca de 40 profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Pontos Focais da Atenção Primária à Saúde dos municípios de abrangência da Regional. A reunião foi conduzida pela Referência Técnica da SRS/JF Vanessa Maria Pereira Pires.

Crédito: Adriana Mendes

Durante a reunião, foram discutidos pontos importantes relacionados ao âmbito da Atenção Primária e a forma de atuação dos profissionais de saúde com objetivo de contextualizar a Política Estadual de Promoção da Saúde e o desenvolvimento de ações de Promoção da Saúde, durante a pandemia de COVID-19, conforme DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 3.152, DE 29 DE ABRIL DE 2020. Também foi apresentada a  experiência exitosa, cujo o tema foi atividade física e práticas corporais com apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Educador Físico, Tiago Esteves, do NASF de Bom Jardim e Olaria.

A Referência Técnica Vanessa Pires explicou que, “como medida de prevenção ao contágio da Covid- 19, ocorreu a suspensão das ações de promoção da saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde, na modalidade presencial de forma individual e coletiva. Enfatizamos a importância das equipes de Atenção Primária à Saúde se organizarem e manterem ações de Educação em Saúde voltadas para os temas de Promoção da Saúde, considerando que essas ações podem contribuir para a estabilização de 80% das condições crônicas, sendo primordial a manutenção do acompanhamento e o desenvolvimento destas ações durante o cenário de pandemia da COVID-19,” completou.

Ainda segundo Vanessa, a reunião possibilitou apoiar e estimular os profissionais de saúde a manterem as ações de educação em saúde voltadas para a Promoção da Saúde, direcionadas à promoção da autonomia das pessoas, à formação da consciência crítica, à cidadania participativa e à superação das desigualdades sociais.

Recomendamos que as atividades poderão se dar no âmbito individual contemplando os temas alimentação saudável adequada e sustentável, práticas corporais e/ou atividade física, promoção da saúde do trabalhador, prevenção da violência e promoção da cultura da paz e consumo de tabaco, álcool e outras drogas, utilizando-se de estratégias que resguardem o isolamento social e as medidas de precaução contra a COVID-19, enquanto o decreto de calamidade pública estiver em vigor em Minas Gerais”, finalizou.

Por Adriana Mendes