Na quarta-feira (3/06), o Comitê Macrorregional Sul COVID-19 teve sua 7ª reunião. O encontro virtual abordou os registros do novo Coronavírus no Sul de Minas, em média, há aumento semanal de 40% nos casos confirmados.

Em uma das pautas, foram apresentadas pelas regionais solicitações de hospitais para a liberação de realização de cirurgias eletivas. “A suspensão das cirurgias eletivas tem o objetivo de evitar que pacientes a serem submetidos a procedimentos eletivos, tivessem risco de contaminação pelo novo Coronavírus no ambiente hospitalar. Além de evitar sobrecarregar o sistema de saúde diante da pandemia. Mas, quando os profissionais de saúde identificam casos que precisem de algum procedimento para não agravar, por exemplo, devem fazê-lo, sob o risco de omissão de socorro”, esclareceu o Promotor de Justiça de Alfenas, Fernando Magalhães Cruz.

Créditos: Thayane Viana

Dentro os assuntos abordados pelos superintendentes, as taxas de ocupação hospitalar da região foram bastante debatidas. No que tange aos casos que requerem leitos de UTI, foi apresentado um levantamento feito pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de MG (COSEMS) sobre as necessidades elencadas para capacitação dos profissionais. “Nós fizemos um levantamento junto às instituições hospitalares do número de profissionais que buscam capacitação para atuarem em leitos de UTI Covid-19, contemplando médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviços gerais”. Explicou Eduardo Gonçalves, presidente do Cosems da Regional de Varginha.

Por Thayane Viana