Nesta sexta-feira (29/05), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou reunião, por meio de videoconferência, com os coordenadores de saúde bucal dos municípios da região Noroeste do Estado. Na ocasião foram discutidos os novos desafios da assistência odontológica no cenário de enfrentamento à covid-19.

Crédito: Antonio Maria Ferreira

Durante a reunião, a coordenadora de Saúde Bucal da SES-MG, Jacqueline Silva Santos, citou a importância de criar um espaço de diálogo mais efetivo entre a SES-MG e as referências em Saúde Bucal dos municípios da região.  Segundo ela, a coordenação estadual de Saúde Bucal da SES-MG está trabalhando mais próxima das Unidades Regionais de Saúde (URS) e dos municípios. “ A reunião que realizamos com as referências em saúde bucal dos municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Unaí teve intuito de discutir a (re)organização assistencial dos serviços de saúde bucal durante o período de pandemia da covid-19. E também iniciar um diálogo que será mantido no pós-pandemia. A covid-19 mudou as práticas odontológicas e trouxe novos desafios para o atendimento à população.  Esses novos tempos exigem respostas pautadas na garantia da segurança do paciente e do profissional, nos princípios éticos e de humanização, na produção do cuidado em saúde bucal e na excelência da biossegurança “, avaliou a coordenadora.

Para a coordenadora de Saúde Bucal do município de Unaí, Rejane Rocha, a reunião promovida pela SES-MG veio em boa hora. “ A reunião que participamos foi muito válida. Discutimos o novo protocolo de atendimento aos pacientes nos consultórios e ainda foi mais uma oportunidade para sanar nossas dúvidas sobre os procedimentos que devem ser tomados pelos profissionais da assistência odontológica, neste período tão conturbado de pandemia. Assim, creio que esse encontro contribui para melhorar minha atuação junto às equipes de saúde bucal no município. Esse momento de discussão foi na verdade o pontapé inicial de um trabalho em conjunto que visa melhorar a assistência odontológica nas cidades da região, já marcamos um novo encontro para o mês de junho; e este trabalho vai continuar por mais um tempo, acredito que isso é muito válido”, afirmou.

Por Antonio Maria Ferreira