A Regional de Saúde de Unaí, em parceria com as coordenadorias dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) da região Noroeste do Estado, adaptaram as práticas terapêuticas nos serviços de Saúde Mental durante o período de enfrentamento da Covid-19.  Além dos serviços essenciais para à saúde mental dos seus pacientes, essas unidades de promoção à saúde mental foram consideradas fundamentais na prevenção à Covid-19, já que em suas dependências, os pacientes podem ser orientados sobre a importância da prevenção neste período de pandemia.

Crédito: Antonio Maria Ferreira

Para a referência em Saúde Mental da Regional de Saúde de Unaí, Elivânia Xavier, a função dos CAPS durante a vigência da epidemia da Covid-19, vai além do tratamento terapêutico dos pacientes. “Neste momento, os CAPS têm dupla funcionalidade no âmbito da promoção à saúde. Além do suporte psicológico, os usuários podem ser informados sobre a prevenção da Covid-19. E também orientados sobre os cuidados que devem ser tomados sobretudo com a higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social. Porque eles fazem parte de um grupo de maior vulnerabilidade”, conclui

Segundo a coordenadora do CAPS no município de Buritis, Eujácia do Socorro Souza, durante a pandemia, a assistência aos pacientes que permanecessem o dia inteiro na unidade de saúde requer ainda mais cuidados com prevenção. “No início da pandemia foram feitas todas as orientações acerca dos cuidados higiênicos e também oferecido suporte psicológico para o enfrentamento da pandemia.  Os pacientes que chegam ao CAPS vão diretamente lavar às mãos e só depois entra para aguardar as atividades do dia. Eles saem das suas casas com máscaras. As oficinas estão acontecendo seguindo todas as orientações como o distanciamento, e elas estão sendo feitas ao ar livre. Há também álcool em gel à disposição dos pacientes no CAPS. Notamos também, que eles estão bem conscientes dos cuidados higiênicos que devem ser tomando neste período crítico, no qual atravessamos, por causa da pandemia provocada pelo coronavírus “, afirmou a coordenadora.

A função do CAPS

Estimular sua integração com a família e a comunidade, através de ações de programas sociais e tratamento com um acompanhamento específico para cada tipo de paciente. Para receber atendimento no CAPS o paciente pode procurar uma unidade por livre e espontânea vontade, ou ele pode ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família ou alguma outra instituição. Ao chegar, o paciente é analisado pelo profissional de plantão, para entender o quadro clínico que ele se encontra.

Cada paciente possui um Terapeuta de Referência, acompanhando o caso, e assim criando uma relação de confiança importante para esses tipos de pacientes. O Terapeuta é responsável por realizar o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que são uma série de atividades e terapias do paciente dentro do CAPS, como por exemplo, sessões de psicoterapia, consultas médicas, oficinas terapêuticas, entre outras atividades.

Por Antonio Maria Ferreira