Nesta sexta-feira (22), a Regional de Saúde de Diamantina, que atende a macrorregião do Jequitinhonha, composta por 31 municípios, irá receber do Governo de Minas 10 respiradores que  irão reforçar a UTI da Santa Casa de Caridade de Diamantina, unidade de saúde referência para atendimento de pacientes COVID-19 adulto daregião.

A chegada dos respiradores está prevista para hoje a noite, no 3º Batalhão de Polícia Militar e, posteriormente, os equipamentos serão encaminhados para a Santa Casa de Caridade de Diamantina.

O secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, informou que a Polícia Militar recolheu 428 respiradores, que estavam parados em unidades de saúde de todo o estado. A informação foi repassada durante entrevista coletiva remota na última terça-feira (19/05). Desse total, segundo ele, 187 foram reparados e recuperados pela PMMG, por meio da parceria com a Fiat, a ArcellorMittal e a FIEMG/SENAI.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, os equipamentos são de extrema importância para o tratamento de pacientes vítimas da COVID-19. “Estes respiradores já vão entrar em operação imediatamente. Ou seja, já correspondem a ampliação assistencial ao estado”, disse.

Por Ricardo Maciel