Nesta quinta-feira (21/05), a regional de saúde de Itabira realizou uma videoconferência da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) regional para tratar de assuntos relacionados ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus. O encontro virtual foi direcionado aos representantes das secretarias municipais de saúde da microrregião de Itabira, o Ministério Público Estadual e Regional e a equipe técnica da regional.

Crédito: Darliéte Martins

Durante o encontro foram abordadas as Deliberações do Comitê Extraordinário COVID-19, de nº 17/20, de 22 de março de 2020, e de nº 39/20, de 20 de abril de 2020. Na ocasião, a diretora regional de saúde de Itabira, Maria Aparecida de Oliveira, informou sobre a atuação da regional de saúde, que engloba 27 municípios, com 3 microrregiões cujos polos abrangem os hospitais de média e alta complexidade que dão assistência aos demais municípios da região. Segundo ela, essas unidades possuem leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), inclusive os leitos exclusivos para casos da Covid-19, caso sejam necessárias internações por causa dadoença e também por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O coordenador de epidemiologia, Marcelo Barbosa Motta, apresentou o boletim epidemiológico atualizado, com os casos da Covid-19 e SRAG da região de saúde de Itabira.  Em complementação, a coordenadora de Assistência à Saúde (CAS), Adriana Procópio Rosa, esclareceu sobre os leitos clínicos e de UTI disponíveis e estudos de ampliação para os hospitais da região.

Minas Consciente

No decorrer da reunião, a Assessoria de Comunicação Social explicou sobre o Minas Consciente, uma vez que o programa está sendo adotado nos municípios da Macrorregião Centro. Ao abordar sobre a adesão ao plano, o promotor da comarca de Belo Horizonte, Nélio Dutra Junior, a representante da promotoria da região macrocentro, da 4ª promotoria de justiça Comarca de Itabira, Silvia Letícia Bernardes Mariosi Amaral, e a promotora da 2ª promotoria de justiça da Comarca de Ferros e Carmésia, Giuliana Talamoni Tonoff, observaram a importância da integração dos municípios aderindo ao Plano Minas Consciente.

Na ocasião esclareceram sobre as dificuldades em algumas regiões quanto ao número de leitos disponíveis nos hospitais da região e à coordenação do isolamento social de enfrentamento à pandemia pelos municípios.  “Temos que ser coerentes e conscientes para propor e levar a termo a adesão ao Plano com a maior segurança possível de nossa população” observou Nélio Junior.

As secretárias de Saúde de Catas Altas, Maria Tereza Hosken e de Itabira, Rosana Linhares Figueiredo, falaram da preocupação de seus municípios em relação ao relaxamento do comércio e se dizem dispostas em colaborar com o Plano.

A Gerência de Itabira tem realizado diariamente, videoconferências com a equipe técnica do COES-COVID Regional, desde o dia 20 de março, para discutir os planos de trabalho que englobam os decretos municipais, orientações e exames dos planos de contingência municipais de enfrentamento do Coronavírus enviados pelos municípios e principalmente a alocação de leitos, as internações ocorridas e a análise de casos registrados no sistema E-sus-VE.

Segundo o coordenador de Regulação da Regional, Maurício Marques, “o comitê regional entendeu que é importante recomendar aos 27 municípios que façam a adesão ao Minas Consciente como a melhor forma de alinhar as ações e evitar discrepâncias entre os municípios para melhor utilização da assistência hospitalar”, destaca.

Segundo Maria Aparecida de Oliveira, o Comitê já vem realizando reuniões setoriais com as três microrregiões e, nos dias 25, 26 e 27 de maio, as reuniões serão realizadas com prefeitos para discutir o Plano de adesão ao Minas Consciente, sendo que os municípios possuem autonomia quanto a esta decisão. “Todos devem colaborar, não é só a prefeitura e os empresários, mas todos os cidadãos. Todos nós estamos buscando fazer o melhor para a população e é muito importante que todos colaborarem conscientemente para conter o vírus. Hoje a saúde é um problema de todos nós, precisamos ter responsabilidade com o outro”,  pontua.

O Minas Consciente é um plano desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para que os municípios mineiros possam retomar as atividades econômicas gradativamente e conscientemente. Quanto à região de Itabira, que hoje se encontra na Onda Branca para flexibilização do isolamento social, é possível manter em funcionamento os serviços essenciais e algumas atividades laborais de menor impacto e aglomeração de pessoas, observando a importância das medidas de prevenção, incluindo isolamento e distanciamento social, lavagem das mãos e todas as medidas de higienização.

É importante dizer que na terça-feira passada (19/05) uma videoconferência da CIB Guanhães foi realizada para aquela região, com a mesma pauta de discussão.

Por Darliéte Martins