Nesta quarta-feira 20/05, os servidores da Regional de Saúde de Barbacena, João Paulo Bezerra e Rosiany Araújo de Paula, realizaram uma vistoria na base do SAMU Macro Centro-Sul, em Barbacena.

1 2

“O objetivo foi fazer levantamento para verificar a situação das ambulâncias para verificar as necessidades das regiões de saúde”, afirmou Rosiany.

Segundo a servidora, esse levantamento foi solicitado pela Diretoria de Articulação de Consórcios Interfederativos (DACI) da SES-MG, “integrando as ações de enfrentamento à COVID-19 no território da Macrorregião de Saúde Centro-Sul, incluindo o levantamento das ambulâncias do consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência (CISRU) que gerencia o SAMU”, explicou. A Diretoria de Consórcios estabeleceu um cronograma de visitas às bases descentralizadas dos municípios da macrorregião, a cada 2 meses, para monitoramento da frota.

A base do SAMU/CISRU Centro-Sul possui 5 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 18 Unidades de Suporte Básico (USB), e cada USA conta com a atuação de 3 profissionais a cada 12 horas. Há 7 ambulâncias reservas no pátio, em bom estado de conservação, e em 2019 foram recebidas 18 ambulâncias para renovação da frota. E o Consórcio destinou uma USA exclusivamente para atendimento aos casos suspeitos/confirmados de COVID-19. Essa frota atende a 51 municípios da macro com aproximadamente 750 mil habitantes, sendo 4 microrregiões: Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei.

A Secretária Executiva do CISRU, Ormesinda Barbosa, informou que para reforçar a equipe do SAMU foi realizado um processo seletivo que está em fase de correção das provas e classificação dos candidatos.

Por Priscila Rezende