Começou na quarta-feira (20) o chamado feriadão na capital paulista, com a antecipação de dois feriados municipais. O objetivo da medida seria aumentar as taxas de isolamento até domingo e amenizar o risco de contágio do novo Coronavírus. Mas, os cinco dias de paralisação de atividades em São Paulo despertaram preocupação aos municípios do Sul de Minas. Além das cidades turísticas, pela proximidade, há o receio de aumento do contágio na região. Diante disso, muitos municípios elaboraram Decretos ou mensagens de orientação com medidas restritivas de acesso e estabelecendo isolamento domiciliar para aqueles que chegarem do estado de São Paulo. Alguns prefeitos estão pedindo à população que não incentivem as visitas de amigos e familiares. Há também, em alguns casos, barreiras sanitárias nas entradas dos municípios. Essas observações foram tratadas na 5ª reunião do Comitê Macrorregional Sul Covid-19, realizada virtualmente na tarde de quarta-feira (20). 

Crédito: Thayane Viana

“O município não pode impedir a entrada, mas pode pedir que o visitante assine um termo para cumprir o isolamento domiciliar, por exemplo”. Comentou Jociane Valim, representante do município Cruzília, na reunião. 

Cada superintendente apresentou os números de casos confirmados, óbitos confirmados e em investigação por Covid-19. No Sul de Minas, de acordo com o Boletim da Macrorregião Sul, até 19 de maio, foram 607 confirmações da doença. 

Cada superintendente apresentou os números de casos confirmados, óbitos confirmados e em investigação por Covid-19. No Sul de Minas, de acordo com o Boletim da Macrorregião Sul, até 19 de maio, foram 607 confirmações da doença. Houve o registro também de um óbito em profissional de saúde, sendo uma técnica de enfermagem que atuava em Varginha. “Houve um aumento de 40% de casos no Sul de Minas em relação a última semana. As taxas de ocupação hospitalar estão favoráveis até o momento, mas na nossa regional foi montado no município de Varginha um hospital de campanha, em parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Ele está instalado na sede da universidade, que fica em frente a UPA e vai permitir a ampliação em 20 leitos clínicos e 8 leitos de UTI. O espaço físico do local permite ainda ampliação”. Explicou Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira, Superintendente da Regional de Saúde de Varginha.  

A Central de Regulação dos atendimentos de saúde do Sul de Minas também foi abordada na reunião. “A Central fica localizada na sede da Regional de Saúde de Alfenas e há considerações que são pertinentes a todos os superintendentes. Por isso, sugiro que façamos uma videoconferência separada para deliberações sobre sua atuação, com a participação do nível central”, explicou Renata Matos Liboni, Superintendente da Regional de Saúde de Alfenas.  

 

Programa Protege Minas

Ao final, o Sargento Vanderlan, da 17ª Regional de Defesa Civil, em Pouso Alegre, falou sobre o Programa Protege Minas. “Pedimos o apoio dos presentes para a divulgação do programa do governo estadual, que tem o objetivo de ajudar aos municípios e hospitais filantrópicos a adquirirem Equipamentos de Proteção Individual, que são essenciais para os profissionais de saúde, especialmente nesta pandemia. Os municípios precisam fazer a adesão. Todas as informações estão no site www.compras.mg.gov.br na aba Protege Minas, mas estamos à disposição para ajudar no que for possível”, comentou. 

Por Thayane Viana

Enviar para impressão