Visando discutir sobre adesão ao Programa Minas Consciente, bem como demonstrar a atualização dos dados epidemiológicos e da organização dos leitos assistenciais da região, a Regional de Saúde de Barbacena, em parceria com demais membros do Comitê COVID-19 Macro centro Sul, realizou, nessa segunda-feira (18/05) uma videoconferência com os 51 prefeitos da área de abrangência da macro.

Segundo a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, essa reunião foi proposta pelo Comitê COVID-19 macro Centro-Sul para tratar sobre a recomendação de adesão ao Programa Minas Consciente, “hoje traremos a proposição do comitê de adesão ao programa e abriremos a discussão para todos os prefeitos, deixando claro que a decisão é de cada município. E hoje teremos algumas apresentações sobre o cenário de saúde e sobre as diretrizes do programa para embasar essa discussão”, explicou a Superintendente.

Na ocasião, o Coordenador de Vigilância em Saúde da Regional de Barbacena, Márcio Heitor Stelmo, apresentou cenário epidemiológico atualizado do país e da macrorregião, destacando que Minas Gerais se encontra em situação favorável quando comparada aos outros estados do país. Em seguida, a Superintendente Hérica fez apresentação sobre o Minas Consciente em que demonstrou os macroprocessos e trâmites envolvidos que abrangem desde a adesão até o encerramento. “O programa define a importância de que tenhamos uma unidade macrorregional, e nosso papel enquanto SRS e GRS é divulgar o plano do Minas Consciente e fazer a sensibilização dos gestores. E, para isso, é importante que a gente tenha a organização das microrregiões na efetivação dos leitos”, explicou Hérica.

Créditos: Priscila Rezende

Em suas ponderações, a Gerente Regional de Saúde de São João Del Rei, Edwalda Carvalho, destacou as vantagens de adesão ao Minas Consciente, esclarecendo que é um programa propositivo: “é um programa técnico e muito bem construído que nos dá indicadores, mecanismos e instrumentos que dão respostas à saúde pública, a partir de parâmetros que propiciam um acompanhamento. Essa é uma ferramenta em que o estado oferece um trabalho de parceria e de colaboração com os municípios. A gente acredita que seja a melhor alternativa com a qual podemos monitorar e avaliar o processo, e assim ter argumentos técnicos para lidar com a comunidade, com a saúde e com a economia”, afirmou. Edwalda também enfatizou a importância da conscientização da população fazer sua parte: “Também devemos buscar engajar a sociedade nesse processo, de modo que a gente só avança (de onda) se todo mundo se co-responsabilizar, a gente avança na medida que a gente cumprir nosso papel com isolamento, distanciamento, higiene necessária e outros”, pontuou.

Em relação ao programa, as instâncias diretamente envolvidas nos macroprocessos são: municípios; SES-MG; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE-MG); Comissão Intergestores Bipartite Microrregional (CIB Micro); e os Comitês Macrorregionais COVID-19. Os municípios que fazem a adesão publicam um decreto e enviam à SEDE-MG a qual atualiza a SES-MG de acordo com as propostas aprovadas. São atribuições das Regionais de Saúde, no processo de abertura de onda, dar ciência da atualização dos municípios aderidos e desvinculados em reunião da CIB Micro e dar termos de ciência à CIB-SUS/MG; pautar a atualização da situação dos municípios aderidos e desvinculados à título de informe em reunião do Comitê Macro COVID-19; e encaminhar dúvidas sobre o plano à SEDE-MG, que é o órgão que também realiza o monitoramento dos municípios aderidos.

Quanto aos encaminhamentos da reunião, o comitê fez a recomendação de adesão à onda verde do programa, com a possibilidade de algumas restrições de alguns itens, se necessário. “Entendendo que é a melhor forma de organizar, alinhar e manter a unidade para a macro e caminhar em conjunto, o comitê propõe que todos os municípios da Macro Centro Sul façam a adesão ao Minas Consciente, evitando assim as discrepâncias entre os mesmos. Aderindo ao plano, estaremos aderindo aos condicionamentos técnicos definidos. Hoje podemos aderir à onda verde, e posteriormente a avaliação do estado é que e verifica se há condições de avançar”, afirmou a Superintendente Hérica. E houve também a sugestão de apresentação do plano do Minas Consciente às associações de comerciantes da macrorregião.

Por Priscila Rezende