Na terça-feira (12/05), a equipe da Atenção Primária em Saúde, da Regional de Saúde de Diamantina, promoveu a 2ª reunião de alinhamento e repasse de informações para coordenadores da APS dos municípios que integram a regional.

Crédito: Ricardo Maciel

Durante videoconferência foram apresentados o informe da vigilância epidemiológica; orientações sobre a padronização da organização do processo de trabalho; ações da APS frente a pandemia da COVID – 19 e apresentação da Promoção da Saúde (Deliberação CIB-SUS/MG 1.352, de 29 de abril de 2020.)

Outro importante ponto abortado na reunião foi sobre a qualidade dos dados inseridos no e-SUS VE, que é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos do Novo Coronavírus – COVID-19. “Precisamos nos atentar quanto à qualidade dos dados inseridos nos sistemas de informação. É primordial que todos os campos do sistema sejam preenchidos e, especialmente, sejam confiáveis. O sucesso de nossas tomadas de decisões no território vai depender de dados cada vez mais precisos e claros”, reforçou Kesley Duarte de Jesus, referência técnica da epidemiologia da Regional de Diamantina.

“Mesmo à distância, estamos conseguindo dar continuidade no alinhamento dos processos de trabalho a serem desenvolvidos no nível primário da atenção à saúde, o que vem contribuindo com orientações que aumentem a efetividade da porta de entrada do sistema de saúde”. ressaltou Karlyone Elizarda Martins de Souza Ferreira, referência técnica da Atenção Primária à Saúde da Regional de Diamantina.

Por Ricardo Maciel