Foi instituído oficialmente nesta quarta-feira, 15/04, o Comitê Macrorregional COVID-19 da Macro Leste, em reunião realizada no auditório da Regional de Saúde de Governador Valadares. O comitê, composto por instituições multissetoriais e multidisciplinares da região leste, tem objetivo de contribuir com informações e diagnósticos para subsidiar a análise da situação macrorregional e o processo de decisões do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES MINAS – COVID-19), bem como adotar e fixar medidas e respostas específicas necessárias a prevenção, controle do contágio e tratamento das pessoas afetada.

1a. Reunião Comitê MacroLeste Covid 19

A primeira reunião do comitê, que foi realizada de forma presencial, teve a participação de representantes da Regional de Saúde de Governador Valadares, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) Regional, 5º Comando Operacional de Bombeiros, 6º Batalhão de Bombeiros Militar e convidados como as Universidades Federal de Juiz de Fora (UFJF-Campus Governador Valadares) e Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Ministério Público e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Valadares.

Incialmente, o superintendente Regional de Saúde da regional e coordenador da Sala de Situação, Rômulo Batista Gusmão, apresentou a base legal, atribuições e rotina operacional do Comitê.

Em seguida, os participantes foram informados pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVIGE) sobre o cenário epidemiológico da COVID-19 na Macro Leste, o Plano de Contingência para enfrentamento do coronavírus pelo Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) e as notas técnicas e resoluções vindas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e principais documentos pelo Núcleo de Gestão Regional (NGR).

Ao final, o superintendente avaliou a reunião como muito positiva e informou também os encaminhamentos que foram gerados a partir desse encontro. “Apresentamos aos membros e convidados a realidade epidemiológica e o Plano de Contingência Macrorregional e foi também um momento oportuno e rico de discussão e de resolução de dúvidas que existiam. Como encaminhamento, orientamos sobre quais ações devem ser articuladas e tomadas por cada parceiro institucional, ações estas, que farão parte de um plano de ação que será discutido na próxima reunião”, afirmou.

Já a presidente do COSEMS Regional e secretária municipal de saúde de Divinolândia de Minas, Ivanete Sara Andrade Coelho, salientou que o encontro foi de grande interesse para toda a região leste. “Considero que a reunião do Comitê macro Leste foi de extrema importância para a região, foi apresentado o Boletim Epidemiológico de Minas Gerais, destacando a distribuição do número de casos da COVID-19 a nível regional, número de hospitalizados, bem como a ocupação dos leitos por clínica na macrorregião. O assunto foi debatido pelos diversos segmentos ali presentes e chegamos à conclusão de que se faz necessário esse encontro para esses esclarecimentos e para a tomada de decisões em conjunto. Sugerimos inclusive, que nas próximas reuniões, tenhamos a presença dos gestores municipais das sedes das demais microrregiões de saúde”, finalizou.

Foi estabelecido no encontro que as reuniões serão semanais e realizadas no auditório da Regional de Valadares, a próxima está prevista para o dia 22/04 .

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão