O governador Romeu Zema visitou nesta quarta-feira (8/4) o Hospital Santa Helena, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A instituição está sendo preparada pela prefeitura para realizar os atendimentos dos casos suspeitos de Covid-19. A unidade faz parte do chamamento público que o Estado fez para financiamentos de leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Ao todo serão 120 leitos, sendo 12 semi-intensivos ou intensivos. Durante a visita, o governador conheceu a enfermaria, os apartamentos e a ala onde serão realizados os atendimentos semi-intensivos.

“Tenho vistoriado vários hospitais com disponibilidade de leitos. O que estamos fazendo é colocar esses leitos em operação, uma vez que já contamos com uma estrutura toda pronta com mobiliário, gases necessários para o tratamento e os equipamentos”, ressaltou o governador.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, enfatizou que Minas Gerais tem uma capacidade instalada de 5,7 mil leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) prontos para operar. “Vamos primeiro estruturar este universo. Nos hospitais que já têm CTI, vamos aumentar o número de leitos de CTI. Aqueles que não têm vamos ocupá-los por inteiro”, explicou.

O Hospital Municipal de Contagem foi preparado para atender os casos graves do coronavírus, com 124 leitos de UTI. Com isso, Contagem terá até 231 leitos de acolhimento de casos da Covid-19. O município já adquiriu respiradores mecânicos e se prepara para alugar mais equipamentos.

Sinergia

O governador participou de uma reunião no próprio hospital, que contou com as presenças do secretário de Governo, Igor Eto; do prefeito de Contagem, Alex de Freitas; representantes das prefeituras de Betim e Nova Lima e da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, além do secretário Carlos Eduardo Amaral.

Créditos: Gil Leonardi

O objetivo foi detalhar como os municípios estão se organizando para enfrentar o atual cenário de pandemia com intuito de aumentar a sinergia e alcançar os melhores resultados. De acordo com o secretário de Saúde, o isolamento pode permitir que o pico da Covid-19 seja menor. “Estamos começando a ter essa sinalização. Isso é algo positivo porque não traria colapso à capacidade assistencial”, alertou.

Tanto o prefeito de Contagem quanto os representes das prefeituras de Betim e Nova Lima agradeceram a oportunidade de estarem juntos debatendo as medidas e conhecendo as melhores práticas adotadas e recomendadas para enfrentar a pandemia. A iniciativa de financiamento de leitos de CTI foi outra medida elogiada.

“Desde o início dessa crise nós estamos seguindo as orientações do Governo de Minas. Tivemos algumas iniciativas próprias, mas sempre com o olhar voltado para as normativas do Estado para a RMBH”, enfatizou Alex de Freitas.

Por Agência Minas