Quinze hospitais sediados em municípios polo de saúde na área de abrangência da Regional de Saúde de Montes Claros já estão recebendo kits para a coleta de amostras para a realização de análises laboratoriais sobre infecção por coronavírus – Covid-19. A iniciativa, viabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) junto com o Ministério da Saúde, objetiva descentralizar e agilizar o trabalho dos profissionais de saúde no atendimento de pacientes em situação grave de saúde e que tenham a suspeita de terem contraído a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

FOTO 2

A Regional de Saúde já disponibilizou kits para todos os hospitais sediados em Montes Claros e para os demais municípios polo de microrregião de saúde: Salinas, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, São João do Paraíso, Coração de Jesus, Grão Mogol, Francisco Sá, Bocaiúva, Janaúba, Porteirinha, Monte Azul, Espinosa, Mirabela e Jaíba.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, ressalta que a disponibilização de kits para os hospitais polo de regiões de saúde viabiliza o atendimento de demandas que possam ocorrer em todos os 54 municípios da sua área de atuação. “Além de agilizar o fluxo de atendimento dos pacientes que venham a ser internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave – (SRAG), a descentralização da coleta de amostras para exames possibilitará à SES-MG a obtenção de dados com maior rapidez quanto à circulação ou não do coronavírus em toda a região”, avalia a superintendente.

Dhyeime Marques lembra que entre outras ações que a SES-MG está colocando em prática, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) está em fase final de análise de processo de credenciamento de laboratórios públicos e privados sediados em municípios de todo o Estado para compor a RedeLab Covid-19. O processo de credenciamento está temporariamente suspenso pelo fato de que, entre os dias 23 e 26 de março, 120 laboratórios manifestaram interesse de compor a Rede. Os laboratórios que forem credenciados passarão a realizar análises para diagnóstico da Covid-19.

Critérios

Além de pacientes com síndrome respiratória aguda grave e em situação grave de saúde, os kits disponibilizados aos hospitais possibilitará a coleta de amostras de trabalhadores da saúde que sejam expostos à contaminação.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional de Saúde, Agna Soares da Silva Menezes, explica que a coleta de amostras para Covid-19 deverá ser entregue ao Laboratório Macrorregional da SES-MG, sediado em Montes Claros, no prazo de até 24 horas após o armazenamento do material em caixa térmica, climatizada entre 2 a 8 graus centígrados. Junto às amostras os serviços de saúde deverão anexar a ficha de cadastro no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e cópia da ficha de notificação Síndrome Respiratória Aguda Grave de pacientes hospitalizados ou que venham a óbito. Já as amostras coletadas em trabalhadores da saúde deverão ser acompanhadas de cópia da ficha de notificação ou de conclusão da ocorrência.

As amostras entregues ao Laboratório Macrorregional são encaminhadas para a Funed às segundas, quartas e sextas-feiras. O tempo entre a realização da coleta até a entrega à Funed não pode exceder o prazo de 72 horas. Agna Menezes observa que a reposição dos kits para os hospitais acontecerá mediante a entrega das amostras no Laboratório Macrorregional ou de acordo com a demanda das instituições de saúde.

Por Pedro Costa